Indicações visando à qualificação dos jovens do município e a melhoria da educação infantil foram apresentadas na sessão ordinária desta terça-feira (21) da Câmara Municipal de Parauapebas.

Capacitação

A vereadora Raianny Rodrigues (Pros) apresentou a Indicação nº 65/2023, pedindo ao Poder Executivo a implantação do curso 1º emprego aos jovens do município.

Segundo a parlamentar, o objetivo é “preparar o jovem de forma que ele esteja pronto para o processo seletivo do mercado de trabalho, que muitas vezes é concorridíssimo. Às vezes, o candidato tem todo conhecimento sobre a área que as empresas buscam, mas se perde no processo seletivo, ficando sem o emprego”, argumenta.

Feira das profissões e passe estudantil

O vereador Anderson Moratorio (PDT) apresentou duas indicações na área da educação, números 68/2023 e 69/2023. Em uma delas, solicita a criação da Feira das Profissões, voltada aos estudantes que estão concluindo o ensino médio no município. O parlamentar ainda indicou a instituição do Programa Passe Livre Estudantil no município.

“O objetivo é garantir o acesso gratuito ao transporte coletivo público da cidade aos estudantes, permitindo o acesso à educação, cultura e lazer, já que a maior parte dos estudantes precisam se deslocar para ter acesso as escolas, cursinhos, universidades, faculdades, cursos, cinemas, bibliotecas, livrarias, museus. Ou seja, a maior parte de estabelecimentos de ensino, culturais e de entretenimento que são essenciais para a formação socioeducativa do estudante”, justificou o vereador, lembrando que muitas cidades do país já adotam a medida.

Concurso

Já a vereadora Eliene Soares (MDB) solicitou à prefeitura, na Indicação nº 75/2023, que estude a possibilidade de estimular em futuros editais de concurso público um diferencial de pontuação, como prova de títulos, para quem integre ou já integrou o quadro de pessoal do município.

“Para assim garantirmos que mais cidadãos de Parauapebas ocupem as vagas do serviço público local. A proposição não traz aqui exigência prévia de experiência no serviço público, o que seria inconstitucional. Mas busca valorizar entre os concorrentes aqueles que tenham histórico de contribuição no serviço público municipal”, justificou.

Educação infantil

Os parlamentares também apresentaram indicações com o objetivo de apontar melhorias na educação infantil em Parauapebas. A vereadora Eliene Soares sugeriu, por meio da Indicação nº 74/2023, a oferta de curso de capacitação em transtorno do espectro autista para profissionais auxiliares de educação infantil da rede pública municipal de ensino.

Segundo ela, “apesar das medidas de contenção de despesas com pessoal impostas pelo Poder Executivo, é importante garantirmos qualificação para os nossos profissionais da educação infantil a fim de que, lá na ponta, eles possam prestar atendimento de excelência a nossas crianças e adolescentes com autismo”.

Por fim, o presidente da Câmara, Rafael Ribeiro (MDB) indicou a construção de uma creche na Vila Sanção, área rural do município de Parauapebas.

“A Vila Sanção é uma das mais tradicionais e importantes localidades de nossa área rural, ao longo do tempo vem recebendo cada vez mais serviços e equipamentos públicos, mas, são inúmeros os pedidos no sentido de que seja construída uma creche para atender dignamente às crianças daquela vila”, justificou o parlamentar.

Encaminhamento

As indicações apresentadas foram aprovadas por unanimidade e enviadas para as devidas providências do Poder Executivo Municipal.

 

 

 

 

 

 

Texto – Nayara Cristina / Fotos: Elienai Araújo / AscomLeg 2023

Comentários