Rafael Ribeiro (MDB), Joel do Sindicato (PDT), Eliene Soares (MDB), Leandro do Chiquito (Pros) e Zé do Bode (MDB) apresentaram cinco indicações e mais um requerimento voltados para ações na área da educação na sessão ordinária da Câmara Municipal de Parauapebas (CMP) desta terça-feira (20).

Escola Técnica Municipal

Por meio da Indicação nº 127/2023,o presidente da CMP, Rafael Ribeiro (MDB), propôs a criação da Escola Técnica Municipal. Para ele, a iniciativa “será de fundamental importância para o desenvolvimento de Parauapebas. Ao oferecer uma gama de cursos técnicos e profissionalizantes – entre os quais eletromecânica, caldeiraria, operação de máquinas pesadas, enfermagem, segurança no trabalho – esta nova instituição de ensino será a chave que vai abrir as portas do futuro para milhares de trabalhadores”, argumentou.

Licenciatura em música

O vereador Joel do Sindicato (PDT) apresentou a Indicação nº 255/2023, na qual sugere para o governo municipal que busque firmar parceria com o governo do Estado para a implantação do curso de licenciatura em música no município. Segundo ele, essa é uma demanda que vem sendo apresentada pela juventude.

“Acredito que essa iniciativa contribuirá significativamente para o enriquecimento cultural de nossa comunidade, bem como para a formação de profissionais aptos a atuarem como professores de música nas escolas locais”, defendeu.

Robótica nas escolas

A Indicação nº 274/2023, apresentada pela vereadora Eliene Soares (MDB), solicitou que a prefeitura estude incluir o conteúdo de “noções de robótica educacional” como atividade extracurricular nas escolas.

De acordo com a parlamentar, “a robótica educacional é uma área em franco crescimento, com aplicações no mundo real”. “Além disso, a robótica, como parte da rotina extracurricular dos estudantes, tem potencial de desenvolver habilidades técnicas e engajar os estudantes, assumindo o papel de atividade envolvente e motivadora, e estimulando o interesse pelo aprendizado”, destacou.

“Não menos importante, a robótica pode impulsionar a formação de cidadãos críticos e conscientes”, justificou ainda.

Prevenção da gravidez nas escolas

A vereadora Eliene ainda apresentou a Indicação nº 275/2023 para que a prefeitura realize ciclos de palestras voltadas à gravidez precoce nas escolas. A parlamentar citou que Parauapebas, atualmente, aparece na 6ª posição no ranking de gravidez na adolescência no Estado.

“Vale considerar que esse debate é importante, principalmente para as meninas, tendo em vista a complexidade da gestação na adolescência, que traz consigo muitos riscos, como prematuridade, anemia, aborto espontâneo, eclampsia e depressão pós-parto”, enfatizou.

Melhoria em escola

Já o vereador Leandro do Chiquito (Pros) apresentou a Indicação nº 276/2023, na qual pede ao governo municipal que tome providências, em caráter de urgência, afim de resolver a situação “precária”, segundo ele, da Escola Municipal de Educação Infantil Aurino Gonçalves dos Santos.

O vereador relatou que recebeu diversos relatos de pais e alunos, acerca das condições de segurança da escola, que possui pavimento elevado do térreo que só é acessível por rampas e escadas, sem grades de proteção. Além disso, as janelas também carecem de grades de proteção.

“Ter uma escola com infraestrutura adequada e que atenda às exigências das normas de proteção e segurança reflete significativamente no aproveitamento e desempenho do aluno, visto que o espaço físico escolar é onde o aprendizado acontece e deve possuir condições boas”.

Funcionamento de escola estadual

Por fim, o vereador Zé do Bode (MDB) apresentou o Requerimento nº 35/2023 para que a Câmara cobre, por meio de ofício, o governo do Estado, para receber informações sobre a previsão de funcionamento da Escola de Ensino Estadual Serafim Fernandes.

O parlamentar lembrou que a instituição foi inaugurada pelo Governo Estadual em julho de 2022, no entanto, até o presente momento, permanece com suas portas fechadas e sem receber os alunos.

“Conforme informações divulgadas durante o evento de inauguração, a Escola é considerada a maior escola da rede pública de ensino médio, disponibilizando mais de três mil vagas para adolescentes. Diante dessa situação, é de fundamental importância obter esclarecimentos sobre o motivo pelo qual a escola ainda não está em funcionamento, uma vez que a comunidade local aguarda ansiosamente”, concluiu.

 

 

 

 

Texto – Nayara Cristina / Fotos: Elienai Araújo / Ascomleg 2023

Comentários