Indicações apresentadas pelos vereadores na sessão ordinária da Câmara Municipal de Parauapebas de terça-feira (8) pediram ações de infraestrutura no município e obras na área da educação, lazer e saneamento.

Saneamento

Por meio da Indicação nº 302/2023, Israel Miquinha (PT) pediu a construção de um lago na divisa dos bairros Beira Rio II e Jardim Canadá. Segundo ele, no período de inverno amazônico, o pequeno afluente do local toma proporções maiores, chegando inclusive a romper a Avenida E de acesso à prefeitura no último período chuvoso.

Israel Miquinha – PT

Por isso, a obra teria o papel de receber o fluxo de água e evitar alagamentos. “É preciso que o governo municipal haja o quanto antes, construindo o lago e devolvendo a cidade e a sua população condições dignas de tráfego e vida”, enfatizou.

A Indicação nº 313/2023, apresentada por Zacarias Marques (PP), pediu que o Executivo realize estudo de viabilidade para a busca de aporte financeiro junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), para realização de obras de saneamento básico e tratamento de água e esgoto.

O parlamentar destacou que, em Parauapebas, grande parte da população vive em situação de vulnerabilidade social, residindo em lugares “com péssimas condições ambientais e insalubres”. “É urgente que se busque alternativas para solucionar este problema. O tratamento de água e esgoto reduz a incidência da proliferação de doenças, melhorando a saúde pública”, ressaltou.

Tráfego

Já o vereador Leandro do Chiquito (Pros) apresentou a Indicação nº 311/2023, solicitando a construção de uma ponte sob o igarapé localizado na Rua João Paulo II, para interligar as vias Itacaiúnas e Amsterdã, no Bairro Altamira.

“Hoje, a população sofre prejuízos incalculáveis, visto que na localidade não possui acesso, e, por falta deste, não permite a transição de veículos e sequer pedestres”, justificou.

Educação

A Indicação nº 306/2023, de iniciativa de Raianny Rodrigues (Pros), solicitou um estudo para a cedência de áreas destinadas à construção de escolas estaduais (ensino médio) nos complexos Nova Carajás, Tropical e VS-10.

“Os locais abrigam uma população significativa e muitos de nossos estudantes enfrentam desafios para se deslocar até as escolas localizadas no centro da cidade. Além disso, sabemos que a proximidade das instituições de ensino é crucial para um ambiente propício ao aprendizado e ao engajamento dos alunos”, argumentou.

Por fim, a Indicação nº 309/2023, apresentada por Josivaldo da Farmácia (PP), propôs a construção da Escola do Empreendedor de Parauapebas.

“O espaço poderá capacitar empreendedores de todos os níveis nos mais diversos negócios a gerenciar melhor seus empreendimentos, sabendo lidar com fluxo de caixa, finanças e gestão comercial por exemplo”, concluiu.

As indicações foram aprovadas e enviadas para apreciação do Poder Executivo Municipal.

 

 

 

 

 

 

 

Texto – Nayara Cristina /Fotos: Elienai Araújo / AscomLeg 2023

Comentários