Nesta semana, o Portal Papo Carajás recebeu a informação de que funcionários Vale estariam sendo desligados do quadro funcional da empresa por suspeita de fraude na Fundação Vale do Rio Doce de Seguridade Social Valia – um sistema de empréstimo de dinheiro da empresa destinado a funcionários, o desconto ocorre em folha salarial -. A situação já foi confirmada.

Segundo informações, os demitidos tentaram quitar a Valia usando métodos bancários fraudulentos, mas algum deles, adquiriram mais de um empréstimo mediante encontrarem brecha para fraudar o sistema da mineradora. A Vale já estava monitorando os golpes há algum tempo e após a constatação dos crimes de formação de quadrilha, estelionato, dentre outros, advogados da empresa deram entrada nos processos ainda no mês de fevereiro na 1ª Vara Civil e Empresarial de Parauapebas.

O Portal Papo Carajás soube que mais de 140 pessoas – de diversos projetos de trabalho Vale em Parauapebas e Canaã – serão demitidas no total, podendo os desligamentos alcançarem um número maior de acordo com a comprovação da participação de mais funcionários. 

A reportagem entrou em contato com a assessoria de imprensa da Vale, mas recebeu a seguinte resposta: “A Vale não comenta relações contratuais de trabalho com seus empregados.”

 

 

 

Comentários