Em sessão solene realizada na manhã desta terça-feira (22), Raianny Rodrigues de Souza, primeira suplente do Partido Republicano da Ordem Social (Pros), foi empossada como vereadora na Câmara Municipal de Parauapebas na vaga de Luiz Castilho (Pros), que se licenciou do Legislativo para assumir a gestão da Secretaria Municipal de Obras (Semob).

Muito emocionada, Raianny adentrou ao Plenário da CMP acompanhada do esposo, dos filhos, do irmão e dos pais. Diante de um auditório lotado, a nova vereadora fez o juramento e assinou o termo de posse. Em seguida, utilizou a tribuna de honra para discursar e exibiu um vídeo contando sua história.

Raianny Rodrigues, que recebeu 1.164 votos nas eleições municipais de 2020, tem 29 anos, é natural de Parauapebas e filha de pioneiros do município. Atuante nos movimentos sociais, ela tem como bandeiras a luta por moradia digna para todos e o empoderamento feminino. Desde 2020, Raianny era ouvidora municipal.

A nova vereadora foi presidente da ocupação do Bairro Nova Carajás. Em 2016, ela foi para a localidade e assumiu a liderança na luta por moradia. Ao longo dos anos, desenvolveu várias ações médicas, psicossociais, odontológicas e festivas. Também criou projetos como Mulheres Empoderadas e Cinema na Comunidade.

“Não foi fácil nossa caminhada; imagine uma mulher como presidente de uma ocupação, com apenas 23 anos. Foi muito difícil; recebemos vários nãos, portas se fecharam e perdemos alguns amigos nessa caminhada, mas por eles seguimos firmes com o objetivo de ajudar as famílias da Nova Carajás. Com a ajuda do Governo Darci, conseguimos ajudar 698 famílias e ainda estamos lutando por muito mais”, relatou.

Raianny agradeceu a todos que contribuíram para que ela se tornasse vereadora: a família, os eleitores, o Pros e Castilho, e finalizou com uma mensagem de incentivo.

“Já fui mãe solteira, ASG [auxiliar de serviços gerais], líder comunitária, ouvidora municipal e hoje estou me tornando vereadora. Então, acreditem nos seus sonhos; acreditem no seu potencial, pois muitos disseram que eu não conseguiria, que eu nunca ia chegar, mas Deus me motivou, me levantou e me fez hoje ser vereadora de Parauapebas, porque na minha vida nunca foi sorte, sempre foi Deus”, encerrou em lágrimas.

Na sequência, Raianny já participou da 1ª sessão ordinária deste ano da CMP, com a apreciação e votação de matérias.

 

 

 

Texto: Nayara Cristina / Revisão: Waldyr Silva / Foto: Felipe Borges (Ascomleg 2022)

Comentários