Projeto Tambores de Carajás tem suas ações voltadas a transmissão de conhecimentos e práticas culturais do “Carimbó e da Capoeira”, manifestações registradas como Patrimônio Cultural Imaterial Brasileira. Os aspectos, artísticos, culturais, ambientais, sociais e históricos das duas manifestações, ressaltando a oralidade e a continuidade como característica fundamental para que crianças, adolescentes, jovens, idosos e a comunidade em geral possam conhecer e saber a importância dessas manifestações para o Municipio de Parauapebas, Estado do Pará e  Brasil.

O Projeto iniciou no dia 17 de setembro com oficinas de Percussão, Dança, Capoeira e Capoterapia, com crianças, adolescentes e idosos atendidas pelo Instituto Mulheres de Altitude e do CRAS Rio Verde.  O encerramento acontecerá  no dia 30 de outubro, com Show Cultural dos Grupos Caboclo Rústico e Raízes Parauara, além de mostra do resultado das oficinas e feira de economia criativa. O objetivo das ações realizadas através das oficinas e de fortalecer as experiências em prol da valorização cultural nas comunidades garantindo com isso a continuidade dessas manifestações, além de, ser a porta de entrada para uma reflexão coletiva sobre a importância das práticas para a identidade cultural do município.

As atividades de encerramento do projeto Tambores de Carajás vão acontecer no Instituto Mulheres de Atitude no Bairro do Alto Bonito, com início às 17hs de forma presencial, obedecendo todas as normas de segurança do COVID 19, com transmissão ao vivo pela página do Ponto de Cultura Zimba Carajás https://www.facebook.com/PontodeCulturaZimbacarajas/

O Projeto tem como proponente e coordenadora geral Carla Oliveira, a mesma  é produtora cultural e administradora do ponto de Cultura Zimba Carajás. A produção e a mediação da oficina de percussão é de Thiago Bragança, o mesmo é musico, compositor e pedagogo, a auxiliar de produção e a assessora de comunicação é de Solange Loureiro,  produtora cultural, pesquisadora e uma das coordenadoras do Ponto de Cultura Zimba Carajás, as medidoras da oficina de dança Nazaré Azevedoe e Jaqueline Campos, ambas coreógrafas e dançarinas dos grupos Frutos do Pará de Belém e do Grupo Raizes Parauara de Parauapebas, o mediador da oficina de Capoeira e Capoterapaia Antonio Carlos é monitor social do Cras Rio Verde , capoeirista e capoterapeuta do Grupo Dandara Bambula de Parauapebas.

A 1º Edição do Projeto tambores de Carajás foi selecionado pelo Edital Multilinguagem Aldir Blanc – Pará, a realização é do Ponto de Cultura Zimba Carajás, Secult – Secretaria de Estado de Governo do Estado do Pará, Secretaria Especial da Cultura e Ministério do Turismo, com a parceria de Flexanet Internet Banda Larga, Instituto Mulheres de Atitude, CRAS Rio Verde e Campanha do Carimbó.

PROGRAMAÇÃO OFICIAL DO PROJETO TAMBORES DE CARAJÁS

PROJETO REALIZADO PELO PONTO DE CULTURA ZIMBA CARJÁS.

Show Live de encerramento com resultado das oficinas e Show Cultural, dia 30/10 no Instituto Mulheres de Atitude – Residencial Alto Bonito.

17 horasApresentação do resultado das oficinas.

Capoeira.
Capoterapia.
Dança.
Percussão.

Show Musical Grupos Convidados

Raizes Parauara.
Cabloco Rustico.

No decorrer da programação está acontecendo a Feira de Economia Criativa com venda de Artesanato, e venda de comidas tipicas e produtos produzidos pelo Intituto Mulheres de Atitude (sabão , amaciante…).

Comentários