Você não é o super-homem, e tá tudo bem!
Partindo da premissa que os homens tem suas fragilidades, medos, inseguranças, angústias e frustrações, um grupo de homens de Parauapebas está promovendo uma roda de conversa para debater este assunto e como que isso se desdobra em várias consequências negativas para o próprio homem e suas relações interpessoais, seja no trabalho, seja em casa.
Na ocasião será exibido o documentário O Silêncio dos Homens, um filme sobre as dores, qualidades, omissões e processos de mudança dos homens, fruto de uma pesquisa com mais de 40 mil pessoas e meses de gravações. Logo após a exibição do filme será feito um debate sobre o tema abordado, sendo aberta a fala para todos.
O Silêncio aqui tem sentido amplo. É emocional, verbal, social, tanto individual como coletivo. Estamos falando de uma rigidez psicológica, que se torna um vulcão quando associada aos “mandamentos da masculinidade”: ser bem-sucedido profissionalmente, não agir de modos que pareçam femininos, não levar desaforo pra casa, dar em cima das mulheres sempre que possível, não expressar emoções, dentre outros.
O silêncio observado entre os homens não é uma grande conspiração masculina, é como fomos criados. A maioria de nós foi treinado para sufocar o que sente, aguentar o tranco e peitar a vida, como machos.
Acontece que essa maneira de existir e estar no mundo tem causado danos, para as mulheres, para outros homens e para nós mesmos. E como tem acontecido ciclicamente ao longo da história com os papéis de gênero, é tempo de mudar.
Esse documentário é um convite para abrir nossos corações e termos conversas sinceras com nossos amigos, amigas, esposas, esposos, familiares, filhos, parceiros de trabalho.
É um chamado para assumirmos responsabilidade, como homens, pelo cultivo do futuro que queremos.
Não é um movimento de homens virtuosos e bonzinhos, de caras desconstruídões sensíveis, muito menos de “novos homens”, é um movimento de homens comuns, como eu e você.

Serviço:
Roda de Conversa – O Silêncio dos Homens
Dia 8 de Setembro às 19:30h
Auditório da OAB Parauapebas
Rua D 770, Bairro Cidade Nova

Realização: Alguns Homens
Apoio:
OAB – Subseção Parauapebas
Labirinto Cinema Clube
CasaLab, HD Produções
Moraes & Oliveira Advogados
Conselho Regional de Psicologia – 10ª região – Pará e Amapá

Comentários