Os moradores do bairro Nova Esperança II, do complexo VS-10, estão convidados pela Prefeitura de Parauapebas a fazer testes rápidos para o diagnóstico precoce das hepatites B e C e ainda do HIV e da sífilis.

Os testes serão realizados neste sábado, 18, na sede da Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar do Pará (Fetraf), das 8 às 13 horas, e faz parte da campanha Julho Amarelo. O atendimento será realizado por equipes técnicas do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) e da Vigilância em Saúde (Visa) da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

A hepatite é a inflamação do fígado e muitas vezes não apresenta sintomas. É uma doença silenciosa, que pode evoluir para cirrose ou câncer de fígado caso não seja logo detectada, daí a importância dos testes para prevenção à doença. Os tipos mais comuns de hepatite são causados pelos vírus A, B e C, sendo esta a mais frequente e também a mais letal. No Brasil, foram 42.383 casos de hepatites virais notificados em 2018, segundo o Ministério da Saúde.

Em Parauapebas, até o dia 7 deste mês foram notificados 228 casos de hepatite tipo B, sendo que 22 já iniciaram tratamento, e 84 notificações de hepatite tipo C. Tanto a hepatite B quanto a C podem ser transmitidas por sangue contaminado, sexo desprotegido e compartilhamento de objetos perfurocortantes, como lâminas e seringas.

A diretora interina da Vigilância em Saúde, Anna Carla Tomáz, explica que os cuidados precisam ser tomados até em salões de beleza, onde são usadas ferramentas cortantes, como alicates de unha e pinças de sobrancelha. “A população precisa se conscientizar de que a transmissão acontece sim, e se prevenir tendo o seu próprio material e usando preservativo”, alerta.

Na ação deste sábado no Nova Esperança, também será feita a testagem para sífilis e HIV, e haverá distribuição de preservativos.

 

 

 

 

 

Texto: Nívea Lima/Assessoria de Comunicação – Ascom/PMP

Comentários