Dia do Médico é uma forma de a sociedade reconhecer e homenagear o trabalho desses profissionais que dedicam suas vidas ao bem-estar e à minimização dos sofrimentos da população.

A data foi incluída no Calendário Oficial de Eventos do Município na sessão ordinária desta terça-feira (6), com a aprovação do Projeto de Lei n° 190/2022, de autoria do vereador Josemir Santos (Pros), que determinou que o Dia do Médico seja comemorado anualmente em Parauapebas no dia 9 de abril.

A data foi escolhida em homenagem ao médico pioneiro do município Bento Torres Pinto, que faleceu no dia 9 de abril de 2016 de infarto agudo do miocárdio enquanto prestava serviços à população no Pronto Socorro do Hospital Municipal de Parauapebas.

O parlamentar ainda contou que a Associação Médica de Carajás apoiou a escolha da data, sendo a homenagem ao Dr. Bento um mecanismo de homenagear a todos os profissionais que exercem ou que já exerceram a profissão no município.

Josemir Santos destacou também que a atuação do médico é fundamental para a sociedade, tendo em vista que desempenha funções importantes na área da saúde, pois cuida da saúde humana como um todo, sendo um grande conselheiro do corpo e da mente, já que orienta e diagnostica enfermidades.

“O papel do médico, como profissional responsável pela promoção da saúde da população, incentiva a vida saudável, e prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças são imprescindíveis em nossa sociedade. Por isso, nada mais justo do que dedicarmos um dia em sua homenagem”, assegurou o vereador Josemir Santos.

 

 

 

 

 

Texto: Josiane Quintino / Revisão: Waldyr Silva (AscomLeg 2022)

Comentários