Dezembro marca um ano do Complexo Turístico de portas apertas para a população. Construído em uma área total de 150 mil metros quadrados, além da importância turística para o município, o local também se destaca na área ambiental por estar inserido na Área de Proteção Ambiental (APA) Igarapé Ilha do Coco e localizado ao lado à Unidade de Conservação (UC) Morro dos Ventos. Por todos os seus atrativos, espaço recebe mensalmente cerca de 28 mil visitantes.

O espaço já se transformou no principal ponto de encontro para quem quer se exercitar, desfrutar da companhia de amigos e familiares, apreciar o nascer e o pôr do sol e aproveitar, da melhor maneira possível, todos os ambientes disponíveis.

“Hoje o Complexo Turístico representa o crescimento e o desenvolvimento que nós queremos para a nossa cidade. Não é só lazer, não é só esporte, mas é também a fomentação da nossa economia, com o turismo começando a se tornar um incentivador da geração de emprego e renda”, fala com orgulho, o chefe do Executivo Municipal, Darci Lermen.

Novos espaços

A partir desta sexta-feira, 15 de dezembro, o Complexo Turístico contará com novos espaços para melhor atender a comunidade. Serão novos banheiros (13 sanitários femininos, sete sanitários e sete mictórios masculinos, um PCD masculino e um PCD feminino e um fraldário) com área total de 170 metros quadrados e uma praça de alimentação também com cerca de 170 metros quadrados formada por quatro contêiners; a área é complementar a dos três quiosques que está recebendo uma cobertura e que também passará a funcionar ainda neste mês de dezembro.

Outra melhoria realizada pelo Programa de Saneamento Ambiental, Macrodrenagem e Recuperação de Igarapés e Margens do Rio Parauapebas (Prosap) é obra de pavimentação da avenida que liga o Complexo Turístico à prefeitura e que trata mais acessibilidade para quem visita o Complexo Turístico.

“Estamos melhorando a infraestrutura para atender da melhor forma a população. As pessoas precisam desses espaços para que o lazer delas seja realizado de forma completa”, diz o coordenador de Projetos Especiais, Captação de Recursos e Gestão de Convênios da Prefeitura de Parauapebas, Cleverland Carvalho, à frente também do Prosap.

Fauna e flora

Por sua localização na APA Ilha do Coco e próximo à UC Morro dos Ventos, o espaço destaca-se por seus atrativos ambientais. Espécies mamíferas como os quati e as capivaras; répteis como a cobra d’água e iguana, além de várias espécies vegetais como mangueiras, açaí, pau-preto, ingá-cipó e buriti, podem ser encontradas no local. Muitas delas já se encontravam na área e outras já foram plantadas durante as ações de educação ambiental do programa de saneamento, onde são priorizadas as espécies nativas como o buriti e o açaí.

Eventos

Complexo Turístico também é local predileto para realização de eventos como aniversários, piqueniques e chá-revelações. Somente em 2023, já foram 2.158 agendamentos. Próximo ao lago, rodeado de vegetação e com mesas e bancos disponíveis, o bosque é a área mais escolhida por aqueles que querem realizar algum tipo de evento.

“O Complexo Turístico é um grande orgulho para a nossa gestão. São projetos como esse que fazem o nosso município se destacar cada vez mais no turismo e na geração de emprego e renda; o complexo é um espaço lindo e aconchegante que já cativou o coração das famílias da nossa querida cidade”, finaliza Darci Lermen.

Cenas da Cidade

Quem visita o Complexo Turístico também já pode apreciar a exposição fotográfica “Cenas da Cidade”. A exposição lembra a mudança que o Prosap está realizando em Parauapebas, mostrando a harmonia entre o ser humano e o meio ambiente. As fotos estão expostas em cubos no lago até dia 07 de janeiro de 2024.

 

 

 

 

 

 

Texto: Nara Moura/Fotos: Arquivo Prosap

Comentários