A comunicação é um fator de extrema importância para as pessoas, desde a mais tenra idade, seja através de gestos, olhar, sons e fala. É através da comunicação que é possível expressar desejos, como fome e dor.
Com a pandemia, o isolamento social foi necessário para a preservação da saúde e redução do contágio, com isso, muitas famílias com crianças, em fase de desenvolvimento da fala, se viram afetadas. Sem acesso à escola ou ao convívio com outras crianças, os pequenos de 1 aos 4 anos, retrocederam ou estagnaram a fala. A fonoaudióloga do Sistema Hapvida, Ana Beatriz Pinho, esclarece sobre o assunto.
“Então é necessário que os pais, tenham um tempinho, tirem uma hora para brincar com os filhos, para contar histórias, fazer com que essa criança interaja e estimule essa fala. Com cantigas de roda, com alimentação adequada, pois a mastigação auxilia nesse processo de desenvolvimento”, explica Ana Beatriz.
É essencial que os pais e responsáveis observem o desenvolvimento dos filhos, e ao notar a dificuldade da fala com a idade avançada, procure os especialistas para iniciar os acompanhamentos necessários.

Sobre o Sistema Hapvida – Com mais de 6,7 milhões de clientes, o Sistema Hapvida hoje se posiciona como um dos maiores sistemas de saúde suplementar do Brasil presente em todas as regiões do país, gerando emprego e renda para a sociedade. Fazem parte do Sistema as operadoras do Grupo São Francisco, RN Saúde, Medical, Grupo São José Saúde, além da operadora Hapvida e da healthtech Maida. Atua com mais de 36 mil colaboradores diretos envolvidos na operação, mais de 15 mil médicos e mais de 15 mil dentistas. Os números superlativos mostram o sucesso de uma estratégia baseada na gestão direta da operação e nos constantes investimentos: atualmente são 45 hospitais, 191 clínicas médicas, 46 prontos atendimentos, 175 centros de diagnóstico por imagem e coleta laboratorial.

Comentários