Ao deixar o cargo de Secretário de Saúde de Parauapebas no dia 19 de maio de 2023, Gilberto Laranjeiras afirma que muito trabalho foi realizado nos últimos quatro anos para melhorar a qualidade da saúde pública do município. Desde que assumiu a posição em maios de 2019, uma das principais metas traçadas entre ele e seu corpo técnico foi priorizar a Atenção Primária, fortalecendo o atendimento básico de saúde. Entre os avanços conquistados, destacou a implantação de duas Unidades de Saúde, Nova Carajás e VS-10, além da construção Unidade Básica Dr. Bento Torres Pinto no bairro Rio Verde e da UBS Cidade Jardim que está em fase de entrega e ampliação e reforma da Jeronimo de Freitas.

Laranjeiras também destacou o aumento da cobertura de Atenção Básica de 58,01% para 100%, de Estratégia Saúde da Família (eSF) de 49,31% para 84,79% e de Saúde Bucal de 48,21% para 55,09%, além de realizar um concurso para Agentes Comunitários de Saúde (ACS), o que possibilitou o aumento da cobertura de eSF. Parauapebas teve sucesso em alcançar as metas do Bolsa Família, Vitamina A e Poliomielite, e a cobertura de vacinação contra a Covid está em 94% para a primeira dose e 78% para a segunda dose.

Outra grande conquista foi a implantação da saúde ocular com consultas oftalmológicas e entregas de óculos de grau para crianças e adolescentes através do PSE, assim como o aumento da equipe multiprofissional e a informatização de 75% das Unidades Básicas de Saúde.

No período pandêmico, Gilberto Laranjeiras foi reconhecido e premiado pelas ações de enfrentamento ao Covid-19. Dentre essas ações, Laranjeiras destaca que Parauapebas foi o primeiro município do Brasil a fazer testagem em massa com PCR, para evitar naquele momento que o vírus se alastrasse no município. Ainda sobre pandemia, o município ampliou o número de duas para quatro usinas de oxigênio sendo totalmente autossuficiente na produção de oxigênio medicinal o que garantia oxigênio para o HGP.

Outra excelente notícia que os parauapebenses receberam neste período crítico que o mundo estava enfrentando, foi a aquisição de dois tomógrafos o que agilizou os diagnósticos de pacientes com o vírus.

Na Vigilância em Saúde, foram investidos fortemente no combate à zoonoses e arboviroses, o que resultou na queda significativa dos casos de leishmaniose visceral em humanos. A implementação do Castramóvel foi um grande diferencial da gestão de Gilberto Laranjeiras, sendo inclusive premiado na II Mostra “Pará aqui tem SUS”.

Outro grande destaque foi a aquisição de duas caminhonetes que fortaleceram o combate contra o mosquito Aedes Aegypti. Além disso, a implantação do Serviço de Análise de Óbito foi referência em todo o estado do Pará e o atendimento de ISTs, HIV/AIDS e Hepatites Virais foram marcantes.
Na Média e Alta Complexidade (MAC), Gilberto diz que a gestão teve uma grande conquista com a implantação da Unidade Móvel de Saúde da Mulher (Carreta da Mulher), além de qualificar a Unidade de Suporte Básico-USB e Unidade de Suporte Avançado-USA do SAMU. “Habilitamos o Serviço de Referência das Lesões Precursoras do Câncer do Colo do Útero, o Serviço de Diagnóstico de Câncer de Mama e o Centro Especializado em Reabilitação- CER II, nas modalidades física e intelectual. Também implantamos os Serviços de Psico Oncologia na Policlínica de Parauapebas”, destaca Laranjeiras.

Por fim, ao citar o Hospital Geral de Parauapebas (HGP), Gilberto Laranjeiras diz que ao lado dos Diretores do HGP conseguiu adquirir dois tomógrafos, implantou o serviço de oncologia, revitalizou/ampliou o setor de ortopedia, ampliou o setor de hemodiálise, abriu oito leitos psicossociais e instalou uma Usina de Produção de Oxigênio Medicinal.

“Foram quatro anos de trabalho intenso e muitas conquistas conseguimos obter, tudo possível graças a um prefeito atento as necessidades de seu município como é Darci Lermen, a grande parceria construída com o secretário adjunto de saúde, Paulo Vilarinhos e uma equipe de diretores altamente competentes e assim como eu apaixonados pelo SUS”, finaliza Gilberto Laranjeiras.

Comentários