Apesar das intensas campanhas de mídia afirmando que o Pará está sendo um estado mais seguro, não é bem assim que a população vivencia o dia-a-dia no nosso estado. A insegurança paira no ar do Pará, inclusive, além de populares, em sua maioria jovens, agentes de segurança sendo alvos fatais da criminalidade.

Mesmo com uma operação posta às ruas da região metropolitana de Belém, intitulada como “Impacto”, a criminalidade parece não se intimidar com a publicidade de Helder.

Na última sexta-feira (13) um militar da aeronáutica foi morto durante um assalto a ônibus em Belém. No mesmo dia, um guarda municipal foi morto a tiros em Ananindeua.

Já nesta terça-feira (17), o subtenente da Polícia Militar, João Francisco Gonçalves de Sales Santos, foi baleado na cabeça e não resistiu aos ferimentos. Dois homens são suspeitos de cometer o crime e ainda não foram identificados. Buscas são feitas na região da cidade de Mojú, onde a vítima residia.

Subtenente não resistiu a investida dos criminosos

Também na terça-feira (17), só que pela noite, o policial militar reformado Alberto de Souza da Silva foi baleado com dois tiros por homens sobre uma motocicleta, no bairro do Benguí, em Belém. Na mesma noite, uma guarda municipal foi morto em Marituba. A vítima, identificada como Luiz Claudio dos anjos Loureiro, 41 anos, estava em uma motocicleta, chegando em casa, quando foi surpreendida por criminosos encapuzados que efetuaram mais de 20 tiros contra o agente de segurança pública.

 

O PM Alberto de Souza passou por cirurgia e o quadro de saúde dele não foi informado.

Enquanto a redação elaborava este texto, o militar da PM Juscelino Cardoso Cepeda foi surpreendido por dois criminosos em sua residência, no bairro São Francisco, em Mosqueiro. Os elementos o balearam na cabeça duas vezes e fugiram para rumo ignorado. Segundo informações, o estado de saúde de Cepeda é considerado gravíssimo.

Enquanto o governador viaja, mais um militar é alvo de criminosos

Inaugurações em Parauapebas

Pela manhã desta quarta-feira (18) o governador Helder Barbalho estará em Parauapebas para inaugurar duas obras. Uma é a Usina da Paz, construída numa parceria da Vale e Governo do Estado.

A Usina da Paz está localizada no bairro Tropical II e ofertará mais de 60 serviços gratuitos, como atendimento médico e odontológico; consultoria jurídica, emissão de documentos, cursos, capacitação técnica e profissionalizante; além de eventos e encontros da comunidade. A obra foi executada em parceria com a mineradora Vale.

A UsiPaz Parauapebas conta com quadra poliesportiva coberta; espaço para dojô (local onde se treina artes marciais japonesas) e atividades culturais; piscina, salas de audiovisual e inclusão digital; atendimento médico e odontológico; consultoria jurídica, emissão de documentos e ações de segurança.

A segunda obra a ser inaugurada é a lendária Escola Irmã Dulce, que finalmente será devolvida reformada para a comunidade. A escola, com responsabilidade do estado, estava com as obras paradas a diversos governos.

 

Comentários