Chega ao município de Parauapebas, o Hacklab Volante, um micro-ônibus adaptado que mistura ateliê, oficina, galeria de arte, museu de engenhocas e feira de ciências itinerante, patrocinado pelo Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. O público poderá visitá-lo gratuitamente, interagindo com seu acervo de arte multimídia e gambiarras. No dia 3 de novembro, sexta-feira, o busão estará aberto à visitação no Complexo Turístico de Parauapebas, das 16h às 22h, e no dia 4, sábado, na Usina da Paz, das 8h às 14h.

As visitas serão guiadas por monitores que apresentarão os conceitos científicos e artísticos das obras. Elas duram em torno de 10 minutos e são feitas em grupos de 6 a 8 pessoas. A exposição conta com quase 20 obras de nove artistas, como o próprio Fred Paulino, artista visual e curador, além de idealizador do projeto (foto no abre do release); os também mineiros Marcelo Kraiser e Sara Lana; o paulista Arthur Joly; e o argentino Jorge Crowe, entre outros (veja lista completa no final).

Fred, idealizador do projeto

Além das obras em exposição, o projeto leva conteúdos educativos, experiências eletrônicas, incentivo ao uso de fontes de energia sustentável e demonstrações de funcionamento de materiais eletroeletrônicos e manejo de ferramentas.

Também fazem parte do Hacklab Volante os “Businhos”, oficinas de iniciação à eletrônica e ao design de produtos. Em Parauapebas, os “Businhos” vão acontecer na Escola Municipal Paulo Fonteneles, na Escola Municipal Mário Lago e na Escola Municipal Terezinha de Jesus. A metodologia adotada estimula a criatividade e o espírito inventivo dos participantes, com construção e customização de um adereço em formato de ônibus, contendo LED’s pisca-pisca e componentes eletrônicos.

E atenção: os próximos destinos do Hacklab Volante no Pará são Marabá (10 e 11/11) e Belém (13 a 24/11) com paradas em Icoaraci, Usina da Paz Icuí-Guajará, Complexo Ver-o-Rio, Praça da República e Mosqueiro. O tour teve início em Minas Gerais e já passou pelo Maranhão até chegar em terras paraenses, onde passou por Tucumã e Canaã dos Carajás.

Comentários