Construção de uma Unidade Básica de Saúde na Comunidade Valentim Serra, esse foi o objeto da indicação de Nº 147/22, apresentada pelo vereador Israel pereira Barros, o Miquinha, na Sessão Legislativa da Câmara Municipal, realizada nesta última terça-feira (26). A UBS atenderá centenas de cidadãos parauapebenses que moram na região do Contestado.

“A comunidade Valentim Serra, distante 49 km da zona urbana do município, precisa muito de uma Unidade de Saúde próximo aos seus domicílios. A vila, situada na área do Contestado, não recebe muitos investimentos dos municípios de Parauapebas ou Marabá, pois sua população praticamente toda parauapebense, está situada na região de Marabá, e esse ‘conflito’ de pertencimento sempre gerou prejuízos para o desenvolvimento da região”, disse Miquinha.

O parlamentar ressaltou, que é preciso que as Unidades Básicas de Saúde tenham todo o material necessário para o atendimento da população como: uma equipe regular de saúde com médico, enfermeiro e técnico de enfermagem para atender essa população, equipamentos para um primeiro atendimento e medicamentos.

De acordo com o parlamentar, é preciso que a população já tão carente de serviços públicos, não tenha que se deslocar dezenas de quilômetros para terem acesso ao atendimento médico, que muitas vezes, se não for feito imediatamente pode ser tarde demais. “Precisamos garantir serviços mais próximos à casa dos cidadãos, com boa estrutura para receber bem e de forma acolhedora o paciente”, pontuou o vereador.

UBSs As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) são a porta de entrada principal do Sistema Único de Saúde (SUS). O objetivo desses postos é atender até 80% dos problemas de saúde da população, sem que haja à necessidade de encaminhamento para outros serviços, como emergências e hospitais. Nas UBSs os cidadãos têm acesso as campanhas de prevenção e tratamento relacionadas a saúde da mulher, da criança, saúde mental, planejamento familiar, prevenção a câncer, pré-natal e cuidado de doenças crônicas como diabetes e hipertensão.

 

 

 

 

 

Texto: Rosiere Morais

Comentários