O Ministério da Saúde divulgou nesta segunda-feira (7), o resultado da segunda etapa do Prêmio APS Forte no SUS, que reconhece iniciativas inovadoras na Atenção Primária à Saúde (APS). Canaã dos Carajás é o único município do norte do país entre os classificados, dentro do Eixo 1, de organização dos serviços de atenção primária para o atendimento integral.

A experiência que Canaã apresentou foi a da “Ampliação do acesso e monitoramento dos indicadores da APS”.

As práticas foram escolhidas dentre as 167 classificadas na etapa anterior, por consenso da comissão organizadora composta por consultores do Ministério da Saúde, do Conass, do Conasems e da Opas, além de especialistas convidados. Inicialmente, gestores e profissionais de saúde de todo o País enviaram 1.151 relatos

Os vencedores (um para cada eixo) serão anunciados na cerimônia de premiação com a presença dos finalistas, que está prevista para o dia 7 de abril no auditório da Opas em Brasília (DF).

Sobre o prêmio

A premiação reconhece projetos que fazem a diferença na Atenção Primária, e é promovida pelo Ministério da Saúde em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas/OMS) no Brasil. Esta é a terceira edição do APS Forte no SUS, e teve como tema a a integralidade no cuidado.

As práticas selecionadas devem promover a melhoria do acesso da população, priorizando e reforçando o papel da APS como porta de entrada prioritária e coordenadora da atenção no Sistema Único de Saúde (SUS). Os vencedores vão receber uma viagem internacional.

Comentários