A Prefeitura de Parauapebas, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Institucional e Defesa do Cidadão (Semsi), segue avançando no fortalecimento da segurança pública com a ampliação e modernização do sistema de videomonitoramento do município, ação que integra o Programa Cidade Mais Segura.
A medida foi oficialmente publicada no Diário Oficial do Município nº 1223, desta segunda-feira, 12 de janeiro de 2026, por meio da Portaria nº 001/2026-SEMSI, que designa a fiscalização do contrato responsável pela execução do sistema de monitoramento urbano.
O contrato contempla a modernização, ampliação, integração, instalação e manutenção corretiva e preventiva do sistema de videomonitoramento, além da implantação de infraestrutura de rede óptica e tecnologia inteligente para coleta e integração de informações em vias públicas, praças, prédios e órgãos municipais.
Com o uso de tecnologia avançada e sistemas integrados, o Programa Cidade Mais Segura proporciona resposta mais rápida das forças de segurança, reforça a prevenção de crimes e contribui diretamente para o aumento da sensação de segurança da população.
Além de ampliar a cobertura do monitoramento eletrônico, a iniciativa fortalece a gestão pública ao garantir maior controle, transparência e eficiência na execução do contrato, assegurando que os investimentos realizados gerem benefícios concretos para a cidade.
A Prefeitura de Parauapebas reafirma, com essa ação, o compromisso com a segurança, o uso responsável da tecnologia e a proteção da população, investindo em soluções modernas que tornam o município mais seguro e preparado para o futuro.
Texto: Fábio Relvas/Foto: Arquivo Semsi/Assessoria de Comunicação / PMP 2026
