O Projeto Sossego, segundo maior explorador de cobre do Brasil, localizado em Canaã dos Carajás, foi abalado com um duro golpe na tarde desta quarta-feira (21). A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará (Semas) comunicou a suspensão da Licença de Operação e determinou a paralisação das atividades.

Por meio de uma nota circular a funcionários, a Vale Metais Básicos informou que não recebeu nenhum documento técnico que comunicasse a motivação da suspensão da licença de operação, mas que estava movimentando o corpo técnico e jurídico para restabelecer a Licença de Operação que está em plena vigência.

Por fim , a Vale afirmou que está cumprindo todas as condicionantes socioambientais dentro do Projeto Sossego e com as comunidades vizinhas do local. 

Em nota destinada ao Papo Carajás, por meio de sua assessoria de comunicação, a Vale informou que: “A Vale Metais Básicos informa que está avaliando as medidas necessárias para restabelecer a plena vigência da licença de operação da mina do Sossego, em Canaã dos Carajás (PA). A empresa reforça o cumprimento das condicionantes e dos controles socioambientais da sua atividade conforme determina a legislação e em respeito às comunidades vizinhas. A companhia informa, ainda, que envia periodicamente aos órgãos ambientais os relatórios de todos os programas sociais executados na região.”

É importante relembrar, por muitos anos, o Projeto Sossego foi o principal ganha-pão de Canaã.

Comentários