O Projeto de Saneamento Ambiental, Macrodrenagem e Recuperação do Igarapé Lajeado completa dois meses do início da primeira etapa. Executado com recursos próprios do município, nesta etapa, o projeto contempla os serviços de macrodrenagem, viário, microdrenagem, esgotamento sanitário, iluminação, urbanismo, praças, duplicação de pontes e parque linear.

A infraestrutura, que está sendo feita às margens do Lajeado, faz parte do conjunto de obras desenvolvido pelo Programa de Saneamento Ambiental, Macrodrenagem e Recuperação de Igarapés e Margens do Rio Parauapebas (Prosap).

Morador do bairro Ipiranga há 10 anos, o autônomo Elias Mendes de Souza, de 58 anos, acompanha a movimentação dos maquinários da empresa Transvias que executa as obras do projeto. Para ele, a frente de serviço já apresenta resultados positivos para a comunidade. “Todo dia eu venho aqui e fico olhando o pessoal trabalhar. Só essa limpeza que fizeram aqui ajudou demais a gente. Eu consigo até enxergar o igarapé. Estou esperançoso de que essa obra vai gerar algo ainda melhor pra gente”, diz.

Um lugar totalmente transformado, com áreas de lazer e bem-estar para a população, é o que prevê o conjunto de obras projetado pelo Prosap para essa região. O engenheiro civil do programa, Cairo Micael Prudente Gonçalves, resume sobre os serviços já iniciados nesses primeiros meses de intervenções. “Seguimos com a construção do sistema viário no Ipiranga que terá quatro metros e meio, sendo dois metros para faixa de pedestre, dois metros para ciclofaixa, e meio metro para serviços de urbanização e paisagismo, jardim e iluminação”, destaca.

Conforme o engenheiro, também nesse início de obra foi feita a limpeza da área onde será construído um grande parque para o lazer dos moradores, bem como realizado o mapeamento do esgoto do bairro Tropical para a construção da estação elevatória, que conduzirá o esgoto para uma Estação de Tratamento (ETE) localizada no próprio bairro. “As obras vão proporcionar uma melhoria significativa ao igarapé (que anteriormente estava sendo deteriorado), assim como para a população que fará uso de toda essa estrutura”, explica.

Quem também considera importante os serviços é o morador Manoel Chaves da Costa, de 62 anos, que afirma: “Só essa limpeza feita aqui ajudou muito na parte da segurança, não tem mais gente escondida dentro desse matão. O perigo era grande da gente ser assaltado, e isso diminuiu muito. Graças a Deus, está bom”, avalia o morador.

Projeto de Revitalização do Igarapé Lajeado

O projeto é dividido em etapas, com essa primeira iniciando pelos bairros Tropical, Vale do Sol e Novo Tempo. O projeto como um todo irá transformar, sanear e embelezar uma extensão de 12,4 quilômetros ao longo do igarapé, que contará com a construção de três grandes parques para o lazer da população, entre outras intervenções. Mais de 90 mil pessoas serão beneficiadas com o projeto.

 

 

 

 

Texto: Jéssica Borges/Sara Dias/Fotos: Renato Rezende/Jéssica Borges/Assessoria de Comunicação/PMP

Comentários