Cerca de 70 gestores e profissionais que atuam em 24 Unidades Básicas de Saúde (UBS) e cinco Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) de Parauapebas passaram por oficinas de formação na última semana. A ação faz parte do Programa Ciclo Saúde e Proteção Social que engloba ainda a doação de equipamentos e mobiliários para as Secretarias Municipais de Saúde e de Assistência Social, buscando melhores condições técnicas e físicas para o atendimento à população.

O total de 40 agentes comunitários de saúde (ACS) participaram de uma oficina sobre o Curso Introdutório em Saúde da Família, envolvendo o ambiente virtual de aprendizagem. Os ACSs serão multiplicadores do curso para os demais profissionais de saúde do município e receberam orientações sobre os conteúdos de cada módulo, seus recursos, formas de acesso e obtenção de certificado. Também Grupos de Trabalho das secretarias de Saúde e de Assistência Social se reuniram em oficinas preparatórias para um encontro intersetorial entre Saúde e Assistência Social, buscando a construção de agendas e ações integradas.

O Programa Ciclo Saúde Proteção Social é uma iniciativa da Fundação Vale, implementado em parceria com Cedaps (Centro de Promoção da Saúde) e secretarias municipais de saúde e assistência social de Parauapebas, com recursos complementares da Wheaton Precious Metals.

Entre as entregas previstas estão itens como oxímetros, balanças, aparelhos de pressão e sonar, aparelho utilizado em consultas de pré-natal. Um diagnóstico precoce realizado em uma gravidez de alto risco contribui para a redução de casos de mortalidades maternas e infantil, além de reduzir encaminhamentos para especialistas, tornando a atenção básica mais resolutiva.

Já os CRASs receberão itens como tablets, notebooks e telas de projeção, entre outros. A doação também inclui mobiliários, como mesas de escritório, mesas de reunião, cadeiras, estantes e armários de aço, melhorando o ambiente de trabalho e o atendimento à população.

“Acreditamos que ações de integração e de educação permanente contribuem para a melhoria do trabalho desempenhado pelas equipes de saúde e assistência social do município. A parceria das secretarias foi fundamental para construirmos mais essa etapa do Ciclo Saúde Proteção Social em Parauapebas” – comenta Marcus Finco, Gerente da Fundação Vale – que esteve presente nos ciclos de formação.

Atuação ampliada da Fundação Vale no sudeste do Pará

A Fundação Vale está ampliando sua atuação em Parauapebas e outros sete municípios do sudeste do Pará por meio do Programa Educação e Saúde. Além do Ciclo Saúde Proteção Social, a atuação do Programa também é desenvolvida pelos projetos Trilhos da Alfabetização, em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), que busca a diminuição dos níveis de analfabetismo e o desenvolvimento das práticas de leitura, escrita e matemática de crianças matriculadas até o 3º ano do Ensino Fundamental nas escolas da rede municipal; e Territórios em Rede, realizado com o Cidade Escola Aprendiz, que atua no combate à exclusão escolar por meio da busca ativa.

Sobre a Fundação Vale

Criada há 53 anos, a Fundação Vale busca contribuir com o desenvolvimento social nos territórios onde a Vale atua, por meio do fortalecimento de políticas públicas e da atuação conjunta com instituições parceiras, somando esforços para transformar a realidade dos públicos atendidos pelos programas. www.fundacaovale.org

Comentários