O secretário municipal de Saúde de Parauapebas, Gilberto Laranjeiras, participou entre os dias 12 e 15 de julho do XXXVI Congresso do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), em Campo Grande-MS, o evento reuniu secretários municipais de Saúde e congressistas de todo o Brasil.

O Conasems se consolidou nos últimos anos como um dos maiores eventos de saúde pública do Brasil. A programação contou com grandes mesas sobre temas importantes para a gestão municipal do SUS: Fortalecimento da Atenção Básica, o SUS e a pandemia da Covid-19, Financiamento e Gestão, além de atividades paralelas sobre Regionalização, Assistência Farmacêutica, Saúde Mental, Judicialização e Emendas Parlamentares.

Durante o evento o gestor da pasta da Saúde de Parauapebas esteve com o Charles Tocantins, Presidente do Conasems Pará, Wilames Freire, Presidente Nacional do Conasems, Reinaldo Azambuja, Governador do Estado do Mato Grosso do Sul e o Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, discutindo pautas importantes para o município.

Gilberto Laranjeiras reforçou a importância de eventos como esse para o fortalecimento do SUS nos municípios. “Fiquei maravilhado com a dimensão deste encontro, ver secretários envolvidos com uma saúde cada vez melhor, me faz acreditar que podemos vencer qualquer barreira. Levo para Parauapebas uma bagagem de conhecimento enorme, ao lado do nosso querido Prefeito, Darci Lermen, faremos uma saúde cada vez mais humanizada”, finalizou o gestor.

O evento contou com a tradicional “Feira SUS” com 67 estandes dos COSEMS, de instituições e empresas, públicas e privadas, que tiveram a oportunidade de expor e divulgar suas experiências, produtos, serviços e tecnologias ligados à saúde pública.

O Presidente do Conasems Pará, Wilames Freire, gradeceu a presença e entusiasmo de todos os congressistas. “A história do Conasems se mistura com a história do nosso Sistema Único de Saúde e isso só reforça a relevância e a importância que todos nós, que estamos neste auditório hoje, temos para a saúde e vida dos brasileiros. Somos nós, gestores municipais, técnicos das secretarias e profissionais de saúde que vivemos na pele o que é dividir as dores, angústias e alegrias das pessoas quando chegam nas Unidades Básicas de Sáude (UBS) ou nos Hospitais”.

O Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, integrou a mesa de abertura e, em sua fala, ressaltou a importância do fortalecimento da Atenção Básica. “Temos mais de 40 mil UBS, e através da Atenção Básica concretizada na ponta, que nós vamos fazer as verdadeiras transformações sociais que o Brasil precisa”.

Comentários