Poderoso instrumento de transformação social, o karatê forma atletas disciplinados e resilientes. “Não é para tirar jovens da rua, mas é para não deixá-los irem para a rua. A nossa filosofia é essa”, afirma o Sensei Kim que é membro Comissão de arbitragem da Confederação Nacional de Karatê do Brasil (CNKB). Atletas de todas as categorias e diversas regiões do país se encontraram na quinta-feira, 12, para a abertura oficial do evento.

Do menor kimono ao atleta mais experiente, se via o amor pelo esporte e o respeito a cada sensei, nome dado ao professor. Em alto e bom som, se ouvia o cumprimento pelo Ginásio Poliesportivo Islander Souza: “OSS”. A expressão é uma demonstração de respeito e é um termo levado muito a sério dentro do esporte.

“O Karatê, principalmente o infantil, tem como objetivo ajudar na educação familiar para fazer jovens mais corteses, estudiosos e trabalhadores para chegarem a fase adulta com uma personalidade formada e para serem pessoas do bem. Isso aqui é um exemplo para o nosso karatê, é um exemplo para o esporte brasileiro”, explica Sensei Kim.

O evento é realizado uma vez por ano e é o momento de colocar em prática os treinos do dia a dia na academia. Além de incentivar ainda mais a prática do esporte em Parauapebas, é um importante passo para atletas locais se destacarem nacionalmente. O Campeonato Brasileiro de Karatê é realizado pelo Instituto Ágape em parceria com a Federação Paraense de Karatê (Fepak) e conta com o apoio da Prefeitura de Parauapebas, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel).

“Eu estou muito feliz de estar aqui em um campeonato tão importante para nós. Agradeço as entidades que fazem esse trabalho acontecer junto com a prefeitura. Elas têm demonstrado que são comprometidas com esse projeto. Podermos trazer tantas delegações de outros estados para cá, é maravilhoso e isso não tem preço”, declara Darci Lermen, prefeito de Parauapebas.

A delegação da Federação Paraense de Karatê Filantrópico (FPKF) de Belém trouxe 62 atletas para participar do campeonato. “Estamos com uma grande expectativa já que a nossa equipe está renovada. Estamos com talentos novos aí aflorando e essa é uma grande oportunidade para que eles possam mostrar o seu talento”, comenta Paulo Farias, atleta Faixa Preta que disputa na categoria de até 56 anos.

O campeonato segue até domingo, dia 15. As disputas começam a partir das 09h, no Ginásio Poliesportivo Islander Souza.

 

 

 

 

 

 

Texto: Morgana Albuquerque/Fotos: Orion Lima/Assessoria de Comunicação/PMP

Comentários