Nesta semana, o Instituto Doxa apresentou um cenário baseado em duas coletas de dados realizadas no Pará – em agosto e setembro – para a corrida aos 17 cargos de deputado federal que o estado vai ocupar em Brasília. O candidato a deputado federal que representa todo o Pará, mas principalmente o sul e sudeste, Keniston Braga (MDB), de acordo o centro de pesquisas, vai ocupar uma dessas cadeiras.

Cerca de 4.000 mil pessoas foram ouvidas nos 46 municípios paraenses distribuídos nas seis mesorregiões. De acordo o Doxa, o estudo faz uma simulação de uma eleição a partir dos votos válidos atribuídos aos candidatos, de maneira espontânea, isto é, o eleitor respondeu a seguinte pergunta: “se a eleição fosse hoje em quem você votaria para deputado federal?”. Depois, cada candidato foi ligado ao seu respectivo partido. Em seguida, os votos de cada partido foram somados. 

O instituto destacou a relevância da pesquisa, principalmente no cenário emedebista, onde a disputa para a vitória segue sendo bastante acirrada. De Parauapebas para o Pará, Keniston Braga está numa campanha encorpada e com grande aceitação popular, se fazendo presente nos 144 municípios do estado. De acordo a pesquisa, Keniston seria eleito como o 6º deputado mais votado do estado e estaria entre os cinco federais do partido do governador Helder Barbalho. 

Dentro do MDB, Keniston ficaria com a quarta vaga do partido. Veja o quadro abaixo:

Vale ressaltar que Parauapebas figura como quarto colégio eleitoral do Pará com 175.709 eleitores. O nome do paraense de Abaetetuba, Keniston Braga 1512 circula fácil nos quatro cantos da Capital do Minério. 

SAIBA QUEM É KENISTON BRAGA

Nascido em Abaetetuba, no nordeste do Pará, Keniston Braga foi até março deste ano secretário especial de Governo de Parauapebas. Antes disso, comandou a Secretaria Municipal da Fazenda (Sefaz), tendo como forte aliado e amigo pessoal o prefeito Darci Lermen (MDB) que está prestes a completar 16 anos à frente de um dos mais importantes municípios do estado e Brasil.

A prefeita de Abaetetuba, da sua terra natal, Francineti Carvalho, foi uma das primeiras a manifestar apoio a candidatura de Keniston. “É claro que eu fiquei muito feliz com o apoio da Francineti. Ela sabe que, comigo em Brasília, Abaetetuba e todos os municípios paraenses terão um deputado que terá voz, que irá brigar para que seja dada ao Pará a importância e o reconhecimento que o nosso Estado merece”, diz Keniston.

O candidato é taxativo ao afirmar que irá movimentar a bancada paraense em caso de ser eleito. “Não quero ir para Câmara dos Deputados para ser mais um figurante. Eu tenho o firme propósito de liderar um movimento para que o nosso Pará seja destaque no cenário nacional. E isso somente é possível se integrarmos os 144 municípios com políticas que alavanquem o potencial econômico de cada um deles”, aponta Keniston.

Pará precisa ser respeitado e valorizado

Ao lado do prefeito Darci Lermen, Keniston ajudou a recuperar a economia de Parauapebas, modernizou o setor fazendário do município e é autor do maior programa de investimentos do município, o PMI, um pacote de mais de 40 obras de médio e grande portes, que já começaram a ser executadas, como a construção do campus da Universidade Estadual do Pará (Uepa), a pavimentação asfáltica de toda a zona rural de Parauapebas e o complexo Florindo o Mundo, de empregabilidade para as mulheres.

Keniston Braga também é autor de um programa audacioso, o Cidade Igualdade, que até 2024 planeja qualificar cerca de 20 mil mulheres em profissões tradicionalmente masculinas nas áreas da mineração, construção civil, meio ambiente e tecnologia. A primeira turma já foi formada e uma segunda, com mais de duas mil alunas, está a caminho.

Outro projeto de autoria de Keniston, já em andamento, é para a transformação de Parauapebas em “smart city” ou simplesmente “cidade inteligente”. Existem somente 30 no Brasil. “Como o Darci tem falado, Parauapebas é uma cidade grande, então temos, sim, que pensar grande e temos recursos para isso. Esse mesmo pensamento precisam ter todos os paraenses. Nosso Estado é gigante, rico em todos os aspectos: mineral, ambiental, cultural e humano. Então, em Brasília eu irei trabalhar para que o paraense seja respeitado e valorizado”, ressalta Keniston Braga.

 

 

Comentários