Visando proporcionar conhecimentos e experiências sobre a Comunicação Pública, o Governo do Estado, por meio da Secom (Secretaria de Comunicação do Pará), realizou neste sábado, 20, mais uma edição do Projeto “Secom por todo o Pará”, em Marabá, região de integração Carajás.

Além do município de Marabá, o projeto já passou pelas cidades de Santarém, Altamira, Itaituba, Parauapebas e, no próximo sábado, 27, será a vez de Redenção. Nesta edição, o “Secom por todo o Pará” reuniu 85 comunicadores e estudantes de Jornalismo dos municípios de Marabá, Jacundá, São Geraldo do Araguaia, Canaã dos Carajás, Rondon do Pará, Itupiranga, Bom Jesus do Tocantins, São Domingos do Araguaia, Parauapebas e São João do Araguaia, além de uma representante da Aldeia Akrotikaje.

O evento leva ao público palestras, oficinas e conhecimento sobre comunicação a profissionais de diversos veículos de comunicação da região, trocando experiências e considerando as peculiaridades de cada localidade.

“O projeto ‘Secom Por Todo o Pará’ está levando aos municípios por onde passa conhecimento, troca de informações e vivências. E em Marabá não foi diferente. Esses encontros não só fortalecem nossos laços com as comunidades, mas também nos inspiram a continuar a expandir e melhorar este projeto valioso. A presença da jornalista Giuliana Morrone acrescentou um valor imenso ao evento, reforçando a importância da comunicação e do jornalismo de qualidade.”, destacou Vera Oliveira, secretária de Estado de Comunicação do Pará.

Para a secretária, o sentimento é de gratidão pela oportunidade de engajar com mais de 80 participantes, os quais trouxeram entusiasmo e interações enriquecedoras para os encontros. “Recebemos esse evento hoje em Marabá, de grande importância para a comunicação do Estado. Um momento de interação entre a comunicação do Estado do Pará com profissionais da área da região, dando a oportunidade de aprendizagem, e entre as palestrantes temos a presença da jornalista Giuliana Morrone.

“A Secretaria Regional de Governo está feliz em receber esse evento que integra a comunicação do governo com a sociedade”, destaca o secretário regional de governo João Chamon Neto.

Palestrantes – O evento iniciou com a palestra do jornalista e diretor de Articulação Institucional da Secom, Arthur Sobral, com a temática: “COP 30 na Amazônia: oportunidades e desafios”; logo em seguida, foi a vez da palestra do diretor de jornalismo, Luciano Cuns, com o tema: “Comunicação Pública: Mídias Digitais e Jornalismo”.

O professor doutor em Ciência da Comunicação, Hans Costa (professor e coordenador dos cursos de Comunicação Social da Universidade da Amazônia -Unama) discorreu sobre mídias digitais e como os amazônidas podem mostrar sua realidade.

“Nesse momento em que a COP está olhando para o nosso Estado, e nós precisamos ter essa presença digital, nós precisamos também sermos protagonistas e falarmos da nossa realidade, das diferenças e dos principais elementos que compõem a nossa região”, explica o professor.

Entre os palestrantes, a jornalista Giuliana Morrone, com mais de 30 anos de experiência em cobertura da política nacional e internacional, fechou o ciclo de palestras em Marabá. “Vim conversar sobre um futuro próximo, muito promissor: ‘a COP 30’. No próximo ano, o Pará será o centro do mundo, os olhos do planeta serão voltados para o Estado. Sempre que há visibilidade, há muitas oportunidades, mas também aparecem riscos. Foi uma experiência muito incrível, eu me senti muito honrada com a mobilização, com a atenção das pessoas que me ouviram e me deram conteúdos interessantes. Estou de olho na COP e desejo que o Pará e Marabá tenham muita visibilidade positiva, que leve ao desenvolvimento. É fundamental essa troca, porque o caminho não é só por um lado, são os dois lados que devem seguir em frente”, detalha Morrone.

Participantes – De Marabá, a jornalista Jennifer Florêncio participou do evento e destacou não haver comunicadores apenas na capital, e sim por todo o Pará. “Tem muita gente qualificada no interior, é bom trazer e trocar esse conhecimento, temos uma oportunidade para mostrar a força que o interior tem. Um momento de qualificar nosso trabalho e mostrar as coisas boas, atualizando as pessoas e levando informação de qualidade”, afirma ela.

O estudante de jornalismo Kauã Felipe Santos, veio de Rondon do Pará para o evento. “Para nós, alunos, ter contato com o pessoal renomado na área do jornalismo é super importante. Em Rondon, não temos muitos veículos de comunicação, está sendo uma experiência incrível aliar a teoria com a prática”.

O jornalista Nilson Amaral tem 14 anos de experiência na área de Comunicação. Ele veio do município de São Geraldo do Araguaia para o “Secom por todo o Pará”. “Esse evento nos coloca mais a par de tudo da COP-30 em nossa área de atuação. Esse evento veio no momento certo para nos tornar de igual para igual, para falar dessa temática mundialmente”.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Texto: Emilly Coelho (Ascom da Secretaria Regional de Governo do Sul e Sudeste do Pará).

Comentários