O Dia do Doador já passou, ele é comemorado todo dia 14 de junho, e o mês destacado para conscientizar e incentivar a população sobre a importância deste ato de solidariedade, mas fique tranquilo que ainda dá tempo de doar.

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) chama a atenção da população para a campanha Junho Vermelho, com destaque para a ação solidária de doação de sangue, que será realizada de forma rápida e segura, nos próximos dias 24 e 25, nas dependências da Policlínica. É importantíssimo enfatizar que uma única doação é capaz de salvar até quatro vidas.

De acordo com a biomédica Ana Valéria, responsável pela Agência Transfusional de Parauapebas, o doador além de salvar vidas ainda recebe um exame de sangue completo. “O sangue coletado irá receber uma série de informações que são obtidas com a análise, o que proporciona para este doador uma tranquilidade em saber que está bem ou, por vezes, receber algum diagnóstico de forma precoce, enfatizou.

“Não existe nenhum substituto para o sangue e, sem estoques adequados, muitas vidas podem ser perdidas”, afirmou o secretário municipal de Saúde, Paulo Vilarinhos. Vale ressaltar que todos os dias dão entrada em nossos hospitais diversas pessoas com situações que se fazem necessárias o uso de bolsas de sangue.

Dados
Em média, o município de Parauapebas realiza 250 transfusões de sangue por mês e entre os pacientes receptores estão os acidentados, parturientes, pacientes da oncologia e também portadores de doenças hematológicas.

Quem pode doar
A princípio, os voluntários passam por uma triagem onde são avaliadas as condições de saúde e também é verificado se eles estão aptos para realizar a doação.

Pessoas com idade entre 16 e 69 anos podem se candidatar como voluntário, porém a primeira doação de sangue deve ser realizada até os 60 anos, 11 meses e 29 dias. Doadores com 16 e 17 anos de idade podem doar mediante autorização formal dos pais e/ou responsável legal e com a apresentação do documento de quem assinou a autorização.

 

 

 

 

 

Assessoria de Comunicação/PMP

Comentários