A Vale está com processo seletivo para profissionais técnicos, especialistas e cargos de supervisão. São vagas para contratação imediata nas operações da empresa no sudeste do Pará, em Canaã dos Carajás. As oportunidades estão disponibilizadas para consulta no site: www.vale.com/oportunidades. Com foco na ampliação da capacidade de empregabilidade da mão de obra da região, a empresa também implantou programa de formação profissional voltado para os públicos feminino e pessoas com deficiência. A paraense Cilmara Leal nasceu surda, mas isto nunca foi empecilho para entrada dela no mercado de trabalho. Técnica de projetos, há 10 anos tralhando na Vale, ela é um exemplo de que todos são eficientes, quando se tem vontade de aprender.

Cada vez mais mulheres e pessoas com deficiência vem conquistando espaços e descobrindo novas habilidades no mercado da mineração. A técnica Cilmara incentiva essa participação tanto de mulheres quanto de pessoas com deficiência. “Eu sou mulher, surda, deficiente e trabalhar na mineração é possível sim”. No mês de outubro, 240 mulheres iniciarão seis meses de aprendizado teórico no Serviço Nacional da Indústria (Senai), em Parauapebas, e um ano de atividade prática no Complexo Minerador de Carajás. A iniciativa também irá preparar 50 pessoas com deficiência para atuar na área de manutenção da atividade de mineração. “Nosso objetivo é cada vez mais ampliar a diversidade nas operações da empresa e ampliar a capacidade de empregabilidade destes dois públicos”, diz a gerente de Desenvolvimento de Talentos da Vale, Carmene Abreu.

Por meio de ações focadas na qualificação profissional na região, mais de 840 jovens ingressaram na empresa pelos chamados programas Porta de Entrada, em 2018. Entre eles: o Programas de Formação, Jovem Aprendiz e Estágio, nas modalidades, regular, técnico e de 40 horas. Por meio do programa de estágio vem sendo ampliada também a integração universidade-indústria no Pará. Em 2017, foram 33 estagiários beneficiados dentro da modalidade 40h em apenas dois cursos: Geologia e Engenharia de Minas. Em 2018, o número subiu para 77. E em 2019, já são 91 estagiários universitários em seis cursos distintos: Geologia, Engenharia de Minas, Civil, Mecânica, Química e Engenharia da Computação. Todos de universidades paraenses de Belém, Parauapebas, Marabá e Tucuruí. Desde o início do programa até hoje, 201 estudantes já foram beneficiados, por meio do estágio 40h na empresa.

Salobo III – A mão de obra local também vem sendo priorizada nos projetos de expansão, a exemplo do Salobo III, que consiste na implantação de uma terceira linha de beneficiamento na unidade. As obras do projeto foram iniciadas em janeiro deste ano e estão com 15% de avanço físico.

A construção já conta com um efetivo de 1.500 trabalhadores. Mais de 80% da mão de obra é da região. Entre eles, Jairo Melo Rodrigues, nascido em Santarém (PA) e residente em Parauapebas desde 2012. Hoje contratado como inspetor de segurança. “Essa oportunidade é benéfica. É voltada para incentivar as pessoas que moram na região a se cadastrar no Sine e ter oportunidade de trabalhar. É uma forma de valorizar a mão de obra da região”.

Confira a lista de vagas abertas na Vale:

Canaã dos Carajás

Mecânico Especializado, Técnico Especialista de Manutenção, Técnico Especialista Manutenção (Preditiva), Técnico Especialista em Manutenção (Aprovisionador de materiais), Técnico Especialista em Manutenção (Inspetor de Pneus) Técnico Planejamento Programador Manutenção II, Técnico Especialista em Manutenção (planejador equipamentos móveis), Técnico Especialista em Manutenção (Inspeção Mecânica de Usina), Engenheiro Mecânico Pleno, Técnico Mecânico I, Técnico Eletricista I, Técnico Eletricista II, Técnico Mecânico II, Técnico Mecânico II (programador equipamentos móveis), Operador de Sistema de Lavra e Soldador Especializado.

Também Supervisor nas áreas de Manutenção Preventiva, Sala de controle e gestão de frota, Supervisor de Programação e Controle da Manutenção em Mineração, Supervisor de Inspeção de Usina e Expedição e ainda Supervisor de Manutenção Preventiva Elétrica, Usina e Instrumentação em Mineração.

Mecânico I e II, Eletromecânico II, Soldador I e II, Técnico Eletricista II, Engenheiro Mecânico, Mecânico Especializado.

Mais informações:

Confira as vagas semanalmente no site www.vale.com/oportunidades

 

Comments

comments