Lula está fora das eleições 2018

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) impugnou a candidatura do ex-presidente Lula à presidência da República, em votação realizada na noite desta sexta-feira (31).

Até a publicação da reportagem, a votação ainda estava em andamento, mas o voto do ministro Admar Gonzaga contra a candidatura de Lula deixou o placar em 4 a 1 e definiu a votação, uma vez que não é mais possível virar os votos.

A decisão acontece um dia antes do primeiro programa eleitoral dos candidatos à presidência ir ao ar nas rádios e televisões brasileiras.

A candidatura de Lula da Silva já havia sido impugnada outras 16 vezes desde que o ex-presidente foi condenado e preso na Operação Lava Jato.

O principal argumento dos ministros que impediram o registro de Lula é de que sua candidatura infringe a lei da Ficha Limpa, pois Lula foi condenado em segunda instância.

E AGORA?

O TSE deu o prazo de dez dias para que o Partido dos Trabalhadores apresente uma nova chapa, provavelmente encabeçada por Fernando Haddad, ex-prefeito de São Paulo.

Vice do ex-presidente na corrida presidencial que foi impugnada, Haddad afirmou ainda na quinta-feira (30), em Curitiba (PR), que o partido está discutindo quatro alternativas caso Lula fosse impedido de seguir no pleito (o que aconteceu). Ele não disse quais, no entanto.

 

Fonte: Dol

Comments

comments

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password