Curionópolis: campanha de vacinação contra Pólio e Sarampo começa na segunda (6)

Na segunda-feira (06) começa a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e o Sarampo. As unidades de saúde do município de Curionópolis estão abastecidas com as vacinas para ofertar o atendimento de imunização para o público-alvo da campanha: crianças de um ano a menores de cinco anos.

Os pais ou responsáveis devem comparecer às unidades de saúde Planalto, Jardim Panorama, Rio Grande do Sul, Miguel Chamon, ESF 31 e Bairro da Paz, munidos da carteira de vacinação da criança. A campanha vai até o dia 31 de agosto, mas a orientação da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) é que a população não deixe para a última hora. Em Serra Pelada a campanha também ocorrerá no período de 6 a 31 de agosto, na Santa Casa de Misericórdia.

Sobre a campanha

Este ano, a vacinação será feita de forma indiscriminada, ou seja, todas as crianças dentro da faixa-etária estabelecida serão imunizadas – mesmo as que já estão com o esquema vacinal completo. Neste caso, a criança vai receber um reforço. A campanha ocorre em meio a pelo menos dois surtos de sarampo no Brasil, em Roraima e no Amazonas. No caso da pólio, 312 municípios registram baixas taxas de cobertura vacinal contra a doença.

Crianças que nunca foram imunizadas contra a pólio vão receber a Vacina Inativada Poliomielite (VIP), na forma injetável. Crianças que já receberam uma ou mais doses contra a pólio vão receber a Vacina Oral Poliomielite (VOP), na forma de gotinha.

A vacina contra o sarampo usada na campanha é a Tríplice Viral, que protege também contra a rubéola e a caxumba. Todas as crianças na faixa etária estabelecida vão receber uma dose da Tríplice Viral, independentemente de sua situação vacinal, desde que não tenham sido vacinadas nos últimos 30 dias.

 

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Curionópolis

Comments

comments

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password