O time do sindicato Metabase Carajás foi recebido pelo gerente negociador e seguiu a seguinte programação:

A abertura ocorreu no DOJO de segurança do Bloco Central, onde Macarrão do Metabase Carajás e sua equipe tiveram a oportunidade de entender como está funcionando a capacitação da mão de obra em relação à segurança das operações. Eles puderam vivenciar na prática a capacitação e receberam orientações sobre os aspectos técnicos dos EPIs.

Em seguida, seguiram para a área de manutenção, sob responsabilidade do gerente negociador Hudson Cassio, que apresentou o sistema preditivo de controle de manutenção dos ativos. Durante essa parte da visita, Macarrão teve contato com os empregados da manutenção e foi surpreendido por uma técnica na área que reforçou que assim que entrou se filiou ao sindicato, além de outros empregados da manutenção que o cumprimentaram.

Na sequência, seguiram para o HUB de inovação, onde o sindicato pôde ver na prática como as melhorias são gerenciadas na unidade, bem como a metodologia utilizada. No mesmo local, apresentaram o Safe Hub da REDEL, onde Macarrão ficou impressionado com as melhorias de segurança promovidas pelos empregados de base. Nesse momento, ele lembrou de quando atuava na área elétrica e ficou nostálgico ao ver a evolução no processo, principalmente por terem voz ativa na construção de melhorias para as áreas.

O almoço foi realizado no refeitório de maior fluxo de Serra Norte, onde Macarrão cumprimentou vários empregados e reencontrou uma ex-dirigente sindical que hoje é supervisora e o referenciou de forma positiva.

Para finalizar a agenda, visitaram a sala de controle e monitoramento de fadiga de Serra Norte Leste e Manganês, onde Macarrão pôde ver na prática o gerenciamento de fadiga dos empregados do turno de 11h e seus controles.

Comentários