Aproximadamente dois mil candidatos se inscreveram para realizar a prova do processo seletivo do curso de medicina veterinária ofertado pelo Programa Forma Pará, por meio da Prefeitura de Parauapebas e Universidade Rural da Amazônia (Ufra).

A prova foi realizada neste domingo, 11, pela Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp), e foi destinada aos candidatos que concluíram o ensino médio ou equivalente ou ainda concluirão no ano letivo de 2022. As provas foram realizadas nas escolas Nelson Mandela (Tropical), Chico Mendes (Cidade Nova), Dorothy Stang (Cidade Jardim) e Faruk Salmen (Guanabara), iniciando pontualmente às 09h e encerrando às 13h.

O curso ofertado é fruto da parceria entre a Prefeitura de Parauapebas, o governo estadual, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet), e instituições de ensino superior.

O candidato Diego Cruz Pereira, 17 anos, veio de Canaã dos Carajás para realizar a prova do vestibular. Ele disse que a mãe é da área e que desde criança o incentivou a seguir o mesmo caminho. “Pela primeira vez estou tentando uma vaga na Ufra. Além de ser um sonho meu de ser Veterinário é ter uma profissão que garanta meu futuro. Eu escolho o curso para, principalmente, ter o compromisso de cuidar dos animais. Cresci vendo minha mãe cuidando com carinho dos animais e é isso que também quero para mim. Espero que eu conquiste a vaga”, disse.

De Eldorado dos Carajás (PA) veio Tiago Brito Troseski, pai do candidato Felipe Troseski, 18 anos. Ele disse que um dos atrativos para o filho realizar essa prova é pelo fato de a Ufra ser uma das instituições de renome e por ser pública. “Vim acompanhá-lo com intuito de incentivar meu filho a realizar a conquista dele. Sou do campo, e sempre precisamos dessa mão de obra, e a nossa família apoia a escolha dele ser veterinário. Ele estudou bastante e se for aprovado será a felicidade de todos nós”, disse Tiago.

Quem também prestigiou os candidatos foi o secretário municipal de Educação, José Leal, que destaca a importância do curso. “Essa é mais uma conquista para nossa cidade, para o nosso povo, para os nossos alunos da rede municipal e estadual, que quando concluírem têm a oportunidade de cursar aqui em Parauapebas,” finalizou José Leal.

 

Comentários