O assunto surgiu com a reclamação de usuários do transporte público, sistema gerido pela CENTRAL – Cooperativa do Transporte Público de Parauapebas, que dizem sentir a demora da chegada dos carros das respectivas linhas e que, quando já está rumo ao seu destino, diz também sentir que o percurso poderia ser mais rápido, pois, as paradas na hora do embarque são demoradas.
O assunto, levado ao presidente da CENTRAL, Francisco Brito, teve resposta esclarecedora com proposta de que o usuário pode contribuir com essa melhora no serviço e com a agilidade que todos os usuários tanto desejam.
De acordo com Brito, a demora nas paradas de ônibus se dá em decorrência do pagamento que ainda é feito em dinheiro por alguns usuários e como, com a implantação do novo sistema não foi incluso cobrador, quem faz a transação de receber o pagamento do passe e devolver o troco ao usuário é o próprio motorista e só depois dessa transação a viagem é retomada. “Foi feito assim por alguns motivos”, cita Brito, detalhando que um deles é o incentivo para que os passageiros façam uso do CARTÃO PASSE FÁCIL, um mecanismo que dispensa a transação de dinheiro em espécie sendo a catraca destravada tão logo leia o cartão o que acontece com o veículo já em movimento; o outro, é para que o serviço fique automatizado e mais econômico, já que o transporte público não é um serviço de grandes margens de lucro, pois, quem faz uso dele são, quase sempre, pessoas das classes menos favorecidas economicamente.

Francisco Brito, presidente da Central

Quanto a agilidade na circulação dos ônibus do transporte público, Brito garante que, quanto mais pessoas usando o cartão menos tempo o veículo fica parado o que, no final da rota, dá um saldo de vários minutos. “O ganho é para todos. Inclusive evitando que haja assaltos nos veículos”, cita Brito, lembrando que, antes do sistema ser implantado, haviam casos desta modalidade criminosa com certa frequência.
Como adquirir e manter o CARTÃO PASSE FÁCIL?

Cartão passe fácil

O CARTÃO PASSE FÁCIL pode ser adquirido em 14 pontos de vendas espalhados em Parauapebas, sendo que nos mesmos locais pode ser adquirido os primeiros créditos e também a recarga. Os locais podem ser encontrados através do APP central transportando vidas.
Após instalado, escolha o ícone VENDAS e veja a lista dos locais de vendas com os respectivos endereços onde, o interessado deve comparecer munido de documentos de identificação e CPF, para que o cartão seja feito de forma nominal. “Com o cartão cadastrado no CPF do usuário é possível recuperá-lo em caso de perda ou roubo”, explica Brito, orientando que em casos assim, basta o usuário comparecer ao escritório da CENTRAL e pedir a segunda via do cartão, sendo a primeira via cancelada e os créditos inseridos no novo cartão.

Comentários