Os trabalhadores na Mineradora Ligga aprovaram a proposta da empresa para o modelo do Programa de Participação nos Resultados (PPR) em assembleia geral realizada pelo METABASE CARAJÁS, na última sexta-feira, 4 de julho.
Com período de apuração de resultados até 31 de dezembro deste ano, o pagamento da PPR aos trabalhadores acontecerá até o quinto dia útil de abril de 2026. O valor a ser recebido pode avançar até 105% das metas, no entanto, os limites são zerados automaticamente sempre que for atingido o mínimo desempenho de 80%.
O modelo proposto pela empresa para o PPR é igual à multiplicação do quadro de metas: aderência à geração de caixa, meses trabalhados, salário de dezembro deste ano e o múltiplo salarial, conforme o plano de cargos e carreiras da empresa. A empresa divulgará trimestralmente a posição acumulada dos resultados obtidos em cada área.
SINDICATO VISITA ESTRUTURA DA EMPRESA
O presidente do METABASE CARAJÁS, Raimundo Nonato Macarrão, e diretores do Sindicato estiveram na mineradora Ligga, em contato com os trabalhadores, de forma a identificar toda a estrutura da empresa e as condições de trabalho. Macarrão afirma que, “à primeira vista, temos uma empresa séria, onde o Sindicato cumprirá com rigor seu papel de cobrar o cumprimento da legislação trabalhista, de exigir práticas de segurança e saúde no trabalho, além de observar aspectos de demandas sociais dos trabalhadores e de proteção ambiental, itens cuidados que nos mostram toda a população que passa a viver lado de atividades mineradoras”.
Macarrão lembrou ainda que “o Sindicato, além de lutar pelos direitos e conquistas humanizadas para os trabalhadores, promove a inclusão de homens, mulheres e minorias sociais no ambiente de trabalho. Temos essa responsabilidade por todos os protocolos na defesa de políticas que garantam a sustentabilidade econômica aliada à proteção do meio ambiente e vidas”. Nesse sentido, “a importância da diversidade vem crescendo em importância nas atividades cada vez mais postas de trabalho sendo abertos”.