Na tarde da última quinta-feira (04), por volta das 15h, uma guarnição da Guarda Municipal de Parauapebas, durante patrulhamento ordinário no bairro Cidade Jardim, realizou uma importante ação contra o tráfico de drogas. A operação foi conduzida pela equipe PO-01, composta pelo Inspetor Neves e o GM Trindade, com reforço da equipe tática ROMU K9.
Durante a ronda na rua F26, em uma área de mata, os agentes avistaram dois indivíduos em atitude suspeita. Ao perceberem a aproximação da viatura, os suspeitos tentaram se desfazer de alguns volumes. Realizada a abordagem, os mesmos foram identificados como Mateus Viera Brito e Erick Kawa Silva Santos.
Na revista inicial, foi encontrada com os abordados uma substância análoga à cocaína. As buscas no entorno resultaram na localização de mais entorpecentes, incluindo substâncias semelhantes à maconha e outros invólucros. Ao serem questionados, os suspeitos confessaram a posse das drogas e indicaram a existência de mais materiais escondidos em uma área de vegetação queimada.
Com o terreno sendo de difícil acesso, a equipe solicitou apoio da guarnição ROMU K9, liderada pelo GM Elton Lima e composta pelos GM’s Rafael, Gfem Rafaela, Luís e o cão farejador Rambo. Graças à atuação do cão, foram encontrados diversos papelotes utilizados para embalar drogas, vestígios de entorpecentes e uma motocicleta completamente carbonizada, placa OSX 5866, chassi 9C6KE1250C0031463, com registro de roubo/furto.
Diante dos fatos, os indivíduos foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil para os devidos procedimentos legais. O uso de algemas foi necessário para preservar a integridade física tanto dos agentes quanto dos conduzidos.