As negociações entre o METABASE CARAJÁS e a Vale, visando o Acordo Coletivo de Trabalho 2025 devem começar efetivamente na próxima semana, quando a empresa poderá apresentar uma contraproposta às reivindicações dos trabalhadores.
Nesta quinta-feira, 9 de outubro, o Metabase Carajás participará de uma videoconferência com a empresa, em um “Fórum de Pré-Negociação”. A própria empresa já fez circular vídeo da área de relações trabalhistas informando que nesta “Pré-Negociação” serão discutidos dois temas: a competitividade nos negócios de minério de ferro, níquel e cobre e também discutir cláusulas do acordo coletivo, com o objetivo de “dar mais clareza e mais segurança para ambas as partes”.
O presidente do METABASE CARAJÁS, Raimundo Nonato Macarrão, lembra que “a data-base da categoria, em 1º de novembro, vai chegando, e se exige que neste esforço de bem estar para ambos os lados, espera-se que a Vale esteja mesmo pensando em dar mais tranquilidade aos seus trabalhadores na sustentabilidade de nossas famílias”.
Macarrão lembra que “participaremos com total transparência e responsabilidade das negociações e não hesitaremos nenhum segundo em falar em dar mais clareza e segurança nas cláusulas dos acordos, pois é com o que construímos que consolidamos conquistas que não admitiremos serem prejudicadas”.
Ressalta-se a importância da mobilização dos trabalhadores, acompanhando passo a passo das negociações e mantendo a união para que os avanços nas condições de trabalho e dos benefícios econômicos sejam de fato conquistados, para que se chegue a um acordo coletivo justo.