Os Agentes de Combate às Endemias (ACE), de Parauapebas são os primeiros do Estado do Pará, a contar com um tablets que possui um sistema de dados, no qual as informações são coletadas offline, sincronizados e disponibilizados para a gestão através de mapas e relatórios. A entrega desses equipamentos aconteceu nesta quarta-feira, (15), em solenidade realizada pelo secretário de saúde, Gilberto Laranjeiras.

Durante o evento, que ocorreu no auditório da Gestão Ambiental, o gestor da Semsa, ressaltou a importância da ferramenta digital no dia-a-dia dos profissionais.

Com a entrega dos tablets, a Secretaria de Saúde vai dinamizar o trabalho dos ACEs, que passam a registrar digitalmente as visitas domiciliares, assim como realizar registro fotográfico de locais que estejam em condições favoráveis para a propagação de vetores como o Aedes aegypti causador do vírus da Dengue, Zika, Chikungunya e febre amarela.

Ao todo, foram entregues 64 tablets, no qual a ferramenta possui requisitos de inteligência, que auxiliam os profissionais no trabalho de campo, consolidando dados e gerando indicadores de acompanhamento e de alerta, o sistema possui todos os formulários utilizados pelos agentes, eliminando o uso de papel.

“Com uma ferramenta personalizada para a cidade, a implantação desse sistema, chamado de Cidade saudável endemias, desenvolvido pela empresa Sysvale, vem potencializar o trabalho dos ACEs. Com isso, o tablet vem para ser o sistema que modifica o processo de trabalho”, finalizou a Diretora de Vigilância em Saúde, Michele Ferreira.

Durante a solenidade, o gestor da pasta da saúde, compartilhou sua alegria e satisfação em poder fazer parte desse momento histórico. “Esse é mais um instrumento de aproximação da gestão do Prefeito Darci Lermen com o cidadão. Temos certeza que essa ferramenta tecnológica vai deixar ainda melhor o serviço prestado pelos servidores a nossa população”, frisou Gilberto Laranjeiras.

 

 

 

 

Texto: Nívea Lima/Semsa/Fotos:Elienai Pereira/Assessoria de Comunicação – Ascom/PMP

Comentários