Na manhã da última quarta-feira (08), uma grande ação integrada foi realizada na região do Rio Azul, em Parauapebas (PA), envolvendo a Polícia Militar, o ICMBio e a equipe de Suporte à Segurança Florestal. A operação, denominada Carajás V/Rio Azul, ocorreu após diversas denúncias divulgadas pelo Portal Papo Carajás, que há semanas vem noticiando a destruição ambiental causada por garimpos ilegais na região.
A ação teve como objetivo coibir práticas ilícitas ambientais, como a lavra clandestina de minérios e o desmatamento ilegal dentro da Área de Proteção Ambiental (APA) do Igarapé Gelado, considerada uma das áreas de maior importância ecológica de Parauapebas.
A guarnição de recobrimento 24h, da VTR 2304, composta pelo 3º Sargento PM Ferrais (comandante), Cabo PM Evangelista (motorista) e Cabo PM Kayke (patrulheiro), participou da operação sob o comando do Tenente Coronel PM Harley, comandante do 23º Batalhão da Polícia Militar.
Durante a ação, as equipes inutilizaram sete motores estacionários, demoliram três acampamentos clandestinos e abordaram sete garimpeiros, que foram qualificados e liberados após verificação.
Segundo o relatório da PM, as equipes foram recebidas a tiros por alguns garimpeiros ao chegarem no local. Diante da injusta agressão, a guarnição revidou com disparos de fuzil em direção à mata, mas nenhum suspeito foi alvejado. Os autores dos disparos fugiram antes da chegada completa das forças de segurança.