O Instituto Data Populi divulgou nesta manhã de segunda-feira (9) o resultado de sua mais recente pesquisa de intenção de voto para o cargo de prefeito do município de Parauapebas.

A pesquisa ouviu 1.061 eleitores entre os dias 4 e 5 de novembro em 34 bairros do município e foi registrada na Justiça Eleitoral sob o número PA-09987/2020. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%.

Segundo o Instituto, Darci Lermen, do MDB, continua liderando a corrida eleitoral e obteve os mesmos 43,4% dos votos totais da última pesquisa. Júlio César, do PRTB, aparece em segundo lugar com 17,4%. Valmir da Integral, do PSD, é agora o terceiro colocado e tem 12,2% das intenções de votos.

Na sequência, aparecem Marcelo Catalão (4%), Hipólito (3%) e Dr. Rubens (1,9%).

Falcão, Gilberto Sa e Léo da Cervebras juntos representam 1,1% do total de entrevistados.

A intenção para votos brancos e nulos (pessoas que responderam que não votariam em nenhum dos nomes listados) foi de 7,8%. Os entrevistados que não souberam ou não quiseram responder correspondem a 9,2% do total.

Apesar de ter ocorrido uma inversão na posição dos candidatos Valmir da Integral e Júlio César, terceiro e segundo colocados, a vantagem numérica do atual prefeito aparece sólida e segue estável, sugerindo uma vitória no próximo domingo sem grandes surpresas.

Votos espontâneos

O Instituto perguntou aos eleitores entrevistados “em quem você pretende votar para prefeito de Parauapebas neste ano?” sem apresentar nenhuma lista de nomes de candidatos. O eleitor respondia sem qualquer estímulo e o entrevistador apenas anotava a resposta.

Nesse tipo de pergunta, 40% dos eleitores disseram que irão votar em Darci Lermen, Júlio César novamente aparece em segundo lugar com 12% das citações. O ex-prefeito Valmir aparece em terceiro lugar e tem 9,5%.

Em seguida, aparecem Marcelo Catalão (2,7%) e Hipólito (1,8%). Os demais candidatos somados representam juntos 2,2% das respostas dos entrevistados.

As pessoas que responderam que ainda não sabem em quem votar ou não quiseram responder somam 24,5%. Os que disseram que não votam em nenhum candidato são 7,3% do total.

As citações espontâneas em Darci Lermen em valores absolutos (40%) são, dentro da margem de erro, praticamente as mesmas das citações estimuladas (43,4%), o que evidencia que a parte do eleitorado que já decidiu votar no atual prefeito tem sua escolha consolidada.

O gráfico que mostra a evolução dos dados espontâneos permite concluir que a ampla vantagem de Darci frente a seus principais adversários dará ao atual prefeito uma reeleição previsível e sem sustos.

Fonte: Canal2n

Fake News

Enquanto Darci Lermen se ocupa em vencer a eleição de 2020 apresentando o grandioso Prosap como seu carro chefe, bem como novos projetos que ainda estão por concluir, uma rede de Fake News nas redes sociais se monta com intenção de desarticular o atual prefeito.

O que a oposição não entende é que mais do que nunca o povo está esperto com a notícias mentirosas e sempre visa saber mais de cada assunto. Quando a população descobre a tramoia da oposição, a rejeição aumenta ainda mais.

Pelas ruas de Parauapebas é fácil de se observar que o plano desastrado da oposição está indo por água abaixo. Darci cresce a cada dia, e o que era para ser o opositor mais forte de Darci, só cai, dando esperança a uma terceira via, que sabe que ainda não é a sua vez.

Comentários