Representando o Pará e o Centro de Treinamento Black Rino, localizado em Parauapebas, o atleta Luciano Rocha Souza realiza o sonho de disputar a Copa Sur, semifinal da América do Sul, que classificará dois atletas para o CrossFit Games, a “copa do mundo” de crossfit.
Para um atleta chegar ao CrossFit Games, nos EUA, é um desafio árduo e quase um sonho distante. “São mais de cinco anos sonhando e tentando chegar aos lugares de maior destaque da modalidade. Foram inúmeras dificuldades até aqui, desde apoio, patrocínio, deslocamento, a construção do condicionamento físico, mas um processo de muitas conquistas”, contou Luciano.
A Copa Sur tem como finalidade classificar os 40 melhores atletas de CrossFit da América do Sul para o Crossfit Games 2024, que acontecerá no segundo semestre desse ano nos EUA. O torneio conta com desafios variados entre força, levantamento de peso, natação, corrida, condicionamento físico entre outros. Deste evento, serão selecionados dois atletas por categorias para o mundial de crossfit.
Para a realização da etapa online que o classificou para o Copa Sur, o paraense se deslocou até Brasília para fazer as provas junto à equipe do Hercules Functional e do seu treinador Ramires Tibana. “Foram quatro provas realizadas em cinco dias. E cada prova foi realizada três vezes, sempre em busca do melhor resultado para se classificar. Foi muito exaustivo, porque a tática requer que o atleta repita a prova por dias seguidos ou até mesmo no mesmo dia”, explicou.
Souza, que divide a rotina diária entre treinar e ser instrutor da modalidade, quer chegar aos EUA. “Eu estou realmente bem ansioso, mas muito feliz com esse resultado. Quando vi a lista de classificação senti uma emoção muito forte. A primeira coisa que fiz foi agradecer a Deus e em seguida avisar a minha família, sem eles nada disso seria possível”, afirmou.
Pelas redes sociais, Luciano Souza recebeu mensagens de apoio de alunos, amigos e colegas de modalidade. “O mundial pode não vir agora, mas vou lutar para estar entre os top 10”, concluiu. Agora, ele segue na preparação com treinos e acompanhamento de outros profissionais, como fisioterapeuta, nutricionista, nutrólogo e médico do esporte.
Natural de Marabá, Luciano mora em Parauapebas há cinco anos. Formado em educação física, o paraense é professor de crossfit e tem no seu currículo mais de 10 pódios nacionais e disputas internacionais. Ele treina crossfit desde 2017, quando deixou o futebol e passou a dedicar-se à modalidade. Além de dar aula, o atleta treina seis vezes na semana para adquirir o melhor condicionamento físico, o que é testado nas competições de crossfit.
Atualmente, Luciano é o Top 1 no North Games Challenge (maior competição da modalidade no Norte do Brasil); Top 1 no Let’s Go Games (maior competição do Nordeste); e destaque no Torneio de Crossfit do Brasil (TCB).
Texto : Larissa Rocha