Os moradores da zona sul de Parauapebas estão cheios de expectativas com a retomada das obras nessa região. É a Operação Asfalto Novo que se mobiliza no Complexo VS10, com os serviços de infraestrutura que estavam temporariamente paralisados na comunidade e que foram retomados desde semana passada. A equipe técnica da Secretaria Municipal de Obras (Semob) tem trabalhado em parceria com as concessionárias de energia e de água do município, para garantir que o escopo do projeto seja cumprido dentro do prazo e entregue o mais rápido possível aos moradores.

De acordo com o engenheiro civil Jamersom César Drummond Silva, responsável por essa empreitada, diversos entraves vinham impossibilitando a finalização do serviço, entre eles a necessidade de diversas desapropriações, transferência de energia de um dos lados da via, realocação da adutora de água administrada pelo Serviço de Água e Esgoto de Parauapebas (Saaep) e ajustes na rede elétrica do bairro.

“A gente está alinhando juntamente com a Equatorial e com o Saaep, para que cada um possa fazer o serviço que compete a cada um deles, e que possamos entregar a obra concluída já com a implantação de água e evitar novamente o corte do pavimento que foi recém-inaugurado. Da mesma forma também com a Equatorial, que ela possa fazer esse translado de energia de um lado da VS-10, para que seja feita a duplicação da via”, detalhou.

Na semana passada, o secretário de Obras, Luiz Castilho, esteve na localidade para reconhecimento do cenário e conversar com os moradores sobre a importância de retomar os serviços imediatamente.

Conforme Jamersom Silva, para agilizar as obras o Complexo VS-10 foi dividido em cinco etapas. “A gente está fazendo um serviço de implantação de uma rede drenagem desde o começo da VS-10 até após a Escola Mário Lago, justamente para evitar problemas que eram rotineiros durante o inverno. Entre a rua Pirita e Águas Marinhas, tudo indica que vamos entregar essa etapa até o final da próxima semana. Em seguida, serão as ruas 02, Aurino Gonçalves e a Diolinda Lemos”, informou o engenheiro.

Com a chegada do novo asfalto no bairro, os comerciantes locais estão mais confiantes para voltar a alavancar as vendas. “A realização de um sonho. Hoje é um bairro que comporta mais de 40 mil habitantes, e poder contemplar e fazer parte da finalização da via VS-10, uma das vias principais que corta a cidade de um lado a outro, é satisfatório e não só para o comércio, como para todos os moradores também”, declarou o representante da União do Comércio da VS-10, Marcos Rocha.

Importante saber!

A Prefeitura de Parauapebas ressalta que a rede de drenagem será implantada em vários bairros da cidade. “A colocação de manilhas e reestruturação das vias serão capazes de evitar problemas característicos na época de inverno, como o grande volume de águas das chuvas que causam os alagamentos”, explicou Jamersom Drummond.

Com a implantação das drenagens, acrescentou o engenheiro, “haverá um significativo aumento do tempo da vida útil do pavimento”.

 

 

Assessoria de Comunicação/Prefeitura de Parauapebas

 

Comentários