Foi com o Ginásio Poliesportivo de Parauapebas lotado que a competição esportiva escolar mais esperada do ano começou. A abertura dos Jogos Interescolares de Parauapebas (JIPs) mobilizou toda a comunidade estudantil em uma grande festa repleta de energia, animação e emoção.

Com o tema “O Esporte no Fortalecimento da Cidadania e Autonomia Juvenil”, a 24ª edição dos Jogos é a maior da história, contando com a participação de 57 escolas, sendo nove instituições de ensino particulares, 30 municipais e 18 estaduais, ao todo, 304 equipes e mais de 3 mil estudantes.

A Prefeitura de Parauapebas incentiva o esporte por se tratar de um dos mecanismos de transformação social, na promoção da qualidade de vida e no fortalecimento de vínculos em comunidade.

A aluna Dafny Sales Albuquerque, do time de handebol da Escola Fernanda Pessoa, participa pela segunda vez dos jogos. Ela está ansiosa e confiante: “Estou muito feliz em participar. Minha expectativa é grande, pois sei o quanto os jogos são disputados, mas a equipe está preparada, treinamos bastante e buscamos o primeiro lugar”, afirma a atleta.

O professor e técnico da equipe de Dafny, Gentil Eduardo Cardoso, já coleciona uma série de títulos e está confiante: “Fizemos uma média de quinze treinos semanais, são mais de cinquenta horas por mês, e a nossa expectativa é continuarmos como legítimos representantes do município e também do estado nos próximos jogos”, declara Gentil.

Os jogos deste ano contarão com as seguintes modalidades: futsal, voleibol, vôlei de areia, handebol, basquetebol, tênis de mesa e xadrez, divididas nas categorias A (12 a 14 anos) e B (15 a 17 anos), masculino e feminino.

Segundo o secretário de Educação, José Leal Nunes, a mobilização foi grande para a realização do evento. “Estamos com uma grande equipe envolvida, e o resultado está aqui: é o maior JIPs de todos os tempos. Temos mais de 50 escolas participando e mais de 3 mil atletas envolvidos. Estamos muito felizes com a participação dos estudantes, dos professores e com o apoio que estamos recebendo”, destacou Leal.

Depois da abertura, ocorreu o primeiro jogo: as escolas Sandra Maria e Crescendo na Prática estrearam no futsal masculino. Os demais jogos ocorrerão nos dias 18, 19, 25 e 26, nos seguintes locais: Ginásio Novo Brasil, Ginásio Poliesportivo, Complexo Esportivo — Rio Verde, Colégio Dom Bosco e nas escolas Carlos Henrique, Cecília Meireles, Chico Mendes, Dorothy Stang, Eduardo Angelim e Serafim Fernandes (estadual).

 

 

Texto: Messania Cardoso/Fotos Thamires Tayná/Assessoria de Comunicação-Prefeitura de Parauapebas

Comentários