A partir desta segunda-feira (6 de fevereiro de 2023) cerca de 29 estudantes do curso de medicina da Fesar, de Redenção, estarão realizando um internato de medicina em diversas unidades de saúde da cidade de Canaã dos Carajás, distante 66 quilômetros de Parauapebas. 

A parceria visa compatibilizar uma troca de experiências entre os futuros médicos e médicos de Canaã dos Carajás – alguns inclusive ministram matérias na Fesar – que já entendem como funciona a complexidade do dia-a-dia da medicina de um dos municípios que mais crescem em todo o Brasil. Ressalta-se, o internato será supervisionado por médicos experientes e conhecedores dos avanços e necessidades da saúde pública.

O Papo Carajás conversou com a prefeita Josemira Gadelha, que confidenciou a felicidade em absorver os futuros médicos. “Eu sempre digo que Canaã é uma terra de oportunidades em todos os ramos. A saúde é um dos pilares primordiais desse município e, com certeza, esses profissionais serão absorvidos pela necessidade médica, não só de Canaã, como também de municípios vizinhos”, ressaltou a gestora.

Marcos Silveira, secretário de saúde de Canaã dos Carajás, também conversou com a imprensa. “Para nós de Canaã dos Carajás é uma grande felicidade estar iniciando hoje uma parceria entre Fesar e Prefeitura. É a primeira turma de internato dentro das nossas unidades, isso prova o quanto a saúde de Canaã está preparada. Os 29 alunos serão divididos em todas as unidades de saúde do município. A grande parte dos professores são médicos que já atuam em nossa cidade. Isso mostra desenvolvimento, estamos firmando parcerias, desenvolvendo pessoas, trabalhando a educação na saúde. Eles têm a parte educacional e nós a parte prática. Uma parceira que vai render muito a população”, enfatizou.

Secretário de saúde de Canaã, Marcos Silveira

Glaucy Rejane, 48 anos, aluna do curso de medicina da Fesar já é enfermeira há mais de 20 anos, reside em Canaã dos Carajás e também vai participar do internato médico. “É uma experiência maravilhosa em minha vida. Sou cidadã de Canaã, casada e tenho filhos. Minha família foi primordial para esse alcance de hoje, mas fico feliz, sobretudo, de estar sendo acolhida pelo município que me rendeu tantas experiências de vida. Acredito que eu e meus colegas, orientados pelos professores, podemos agregar muito para a saúde dessa cidade próspera”, revelou Glaucy. 

Aluna Glaucy afirmou ter satisfação em participar do internato

É importante enfatizar que, primeiramente, houve um processo de integração realizado na quinta-feira (2) e sexta (3). Eles conheceram o funcionamento das unidades de saúde, as regras, as situações de prevenção de infecções hospitalares e outros procedimentos.

 

 

 

Comentários