Segundo dados divulgados pelo Ministério da Educação no início da noite de ontem, 30,2% dos inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) não compareceram ao local de provas em todo País, ontem, no 1º dia do exame. Dos 6,7 milhões de inscritos, o número de faltosos foi de pouco mais de 1,8 milhão. No Pará, o Enem foi aplicado em 830 escolas, espalhadas por 74 municípios. Eram esperados 354.595 estudantes, mas apenas 252.826 compareceram aos locais de provas. Faltaram 101.796 pessoas ao Enem.

Segundo dados preliminares, o índice de faltosos no Estado do Pará foi de 28,7%, pouco abaixo da média nacional. Apesar do número de pessoas fazendo o Enem, Belém viveu um típico dia de domingo, sem congestionamentos. Nas escolas, o clima tambémera de calmaria.

Enquanto nas redes sociais muita gente considerou a redação difícil, estudantes ouvidos pelo DiIÁRIO disseram ter gostado do tema, que pedia aos candidatos que dissertassem sobre “Desafios para a Educação de Surdos no Brasil”. Para Valéria Nunes, 23 anos, candidata a uma vaga no curso de Enfermagem, o tema foi fácil de dissertar. “Achei que foi uma boa escolha porque é importante tratar dessa questão”, disse, afirmando que não teve dificuldades para escrever sobre o tema. “Demorei, mas gostei do resultado”.

O candidato Lucas Modesto, 22 anos, que quer cursar Engenharia de Automação, também elogiou a prova e a redação. “No geral, achei que foi fácil, dentro do que estudei”. Para garantir a segurança nos locais de prova, foram convocados cerca de 3 mil homens e mulheres da Polícia Militar (PM), Corpo de Bombeirose agentes de trânsito.

Comentários