Todos sabem que Parauapebas se fez município pelo fortalecimento de diversas comunidades surgidas  em meio ao inchaço populacional, mas principalmente pela coragem de lideranças que lutaram pelo união do povo e a melhoria da qualidade de vida. A comunidade do Céu Azul, localizada em meio a uma área considerada nobre da Capital do Minério, acima do grande Complexo Altamira, não é diferente. 

Com aproximadamente 800 famílias ocupando uma área de invasão, o Céu Azul agora se preparara para receber infraestrutura por parte da Prefeitura de Parauapebas. Para isso, é necessário a regularização fundiária da localidade, fruto de um trabalho desenvolvido por lideranças e que foi proposta recentemente na Câmara Municipal da cidade. 

Fábio dos Santos Bezerra, o “Fabinho dos Sem Teto”, líder da comunidade Céu Azul, enfatizou ao Papo Carajás sobre o ofício enviado a presidência da Câmara Municipal de Parauapebas, atualmente sob gestão do vereador Rafael Ribeiro. “Requeri por meio de ofício a tão sonhada infraestrutura para a nossa comunidade, sabia que um dia seríamos atendidos”.

O Céu Azul surgiu por meio de uma mobilização proposta 20 de janeiro de 2020 pelo líder comunitário Fábio dos Santos Bezerra. Naquela data, “Fabinho” foi apoiado por outras pessoas que precisavam de um teto para morar e fugir do aluguel inflacionado de Parauapebas. “Foram dias difíceis, de ameaças contra nossas vidas, mas a vontade de lutar pelos irmãos era maior e conseguimos fortalecer a ideia de uma comunidade forte para correr atrás dos nossos direitos como cidadãos, de pessoas que querem cooperar para um Parauapebas mais forte. De lá para cá, ruas foram abertas, um sistema de abastecimento de água será instalado em breve, ruas serão calçadas e a Equatorial estará em breve regularizando o nosso fornecimento de energia. Em pouco tempo foram grandes avanços, frutos de um trabalho nosso desenvolvido junto a Câmara Municipal de Parauapebas com apoio do governo do prefeito Darci Lermen”, ressaltou Fabinho.

“Por meio das nossas lutas, parece que estamos mais perto de sermos uma comunidade abastecida por infraestrutura que vai atrair investimentos e mais qualidade de vida ao nosso povo. Sempre sonhamos com esse dia”, finalizou o líder da comunidade. 

 

 

Comentários