Dando continuidade às visitas para o fortalecimento do projeto Smart City em Canaã, a prefeita Josemira Gadelha e comitiva visitaram nesta terça-feira duas experiências de inovação tecnológica na cidade de Sorocaba, no interior de São Paulo. O projeto, em parceria com a Universidade Federal do Pará (UFPA), visa tornar Canaã uma das primeiras cidades inteligentes do país.

A primeira visita foi ao Centro Universitário da FACENS, que é referência em inovação tecnológica no país. A instituição conta, por exemplo, com o maior Campus conectado com a tecnologia 5G do Estado de São Paulo, em parceria com a Ericsson, Embratel e Claro. No local também foi implantado um Centro de Referência em IoT (Internet das Coisas) e são realizadas pesquisas aplicadas em inteligência artificial.

A prefeita foi recebida pelo diretor executivo CEO Paulo R. F. Carvalho e pelo reitor da FACENS, Dr. Fabiano Prado Marques. Também integram a comitiva o secretário Roberto Andrade, assessor de comunicação Jefferson Almeida, o coordenador de Ciência e Tecnologia Jorge Tomazi, e o coordenador do programa Smart City na UFPA, Carlos Renato Francês.

Também em Sorocaba, a prefeita visitou o grupo Splice, que aplica tecnologia em ações de mobilidade, segurança e desenvolvimento urbano. A empresa é uma das parcerias do Centro de Pesquisa Aplicada em Inteligência Artificial Recriando Ambientes (CPA IARA), coordenado pela Universidade de São Paulo (USP).

Comentários