“A gente está cuidando de uma vida, que é um familiar da gente, no caso minha mãe, que é tudo pra mim, pros meus irmãos, pra família toda”, destaca Wagner Veirich, filho da Dona Neuci Terezinha, uma das 60 pacientes da Rede Municipal de Saúde atendidos pelo Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD).

O programa visa garantir mais dignidade e conforto para pacientes acamados, que necessitam de cuidados constantes, evitando que eles precisem ficar internados no Hospital. Assim, os pacientes podem receber atendimento ao lado da família, com o cuidado e carinho que merecem.

“Esse programa do governo municipal é um programa maravilhoso, onde a gente tem um suporte em todos os sentidos. Isso traz um alívio”, agradeceu.

Iniciado em 2014 pela prefeitura de Canaã, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, o programa envolve a participação de médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, nutricionistas, psicólogos, técnicos de enfermagem e assistente social, com suporte como oxigênio, medicação, curativos e insumos necessários para o atendimento.

Segundo descreve a enfermeira Juliana Falcão, o programa funciona como “uma internação domiciliar”. “A maioria dos nossos pacientes tem um grau de comprometimento e de dependência de cuidados que são bem maiores e precisam de uma atenção especial”, relatou.

“São pacientes sequelados, pacientes que precisam de uma atenção um pouco mais especial e que, às vezes, essa atenção pode ser dada em casa. É toda uma equipe por trás do programa, todos os casos são discutidos profissional a profissional”, comentou o médico Caio Frazão. “É um programa de grande importância para o complemento da atenção em saúde em Canaã”, completou.

 

 

 

Comentários