O plantio de milho na propriedade de Edilson Martiniano, realizado na quarta-feira (13), na Vicinal da Horta Comunitária, próximo ao Polo Industrial, marcou o início da safra 2024/2025 do programa Procampo, promovido pela Prefeitura de Canaã dos Carajás por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Produção Rural (Sempru).

No total, 100 produtores foram selecionados para participar do projeto de produção de grãos, que oferece suporte técnico e insumos, garantindo qualidade em todas as etapas, desde o plantio até a colheita. O programa também incentiva a adoção de novas tecnologias para aumentar a eficiência e produtividade.

Nesta edição, o Procampo trouxe um diferencial: regiões como Marajaí, VS 54 e Recantão, que antes não participavam da seleção, foram incluídas. Assim, produtores dessas áreas puderam se inscrever e ser contemplados no programa.

A previsão é que a colheita de milho para 2025 alcance 600 toneladas. Os participantes recebem assistência técnica da equipe da Sempru, além de apoio no fornecimento de insumos, mecanização e infraestrutura. Capacitações específicas também são oferecidas para aprimorar as técnicas de produção.

Outro destaque do programa é o projeto Procacau, que inicia com o plantio da banana para sombreamento do cacau que será plantado em seguida, além de outras culturas como castanha, açaí e outras espécies, integrando sistemas agroflorestais. Essa abordagem contribui para a conservação do meio ambiente por meio da utilização de plantas nativas da região. No total, 10 produtores foram selecionados para implementar esses sistemas.

“Buscando colocar Canaã dos Carajás na rota do cacau e incentivar nossos produtores a trabalharem com consciência ambiental, essa linha de projetos apresenta um modelo de produção inovador, integrando sistemas agroflorestais.”, destacou a engenheira agrônoma Suzane Lopes.

 

 

 

 

Por Safira Pinho/Ascom Canaã

Comentários