Com infraestrutura robusta e espaço para futuras ampliações, o novo hospital municipal de Canaã dos Carajás será construído no Distrito Empresarial. O prédio ficará próximo ao Polo Educacional, onde será construída a primeira universidade do município, uma vez que o projeto também prevê a implantação de um hospital universitário. As obras começam na segunda quinzena do mês de abril.

O centro de saúde vai ficar na rua Bem-Te-Vi, quadra 35, lote 23, no Distrito Empresarial. A prefeita de Canaã dos Carajás, Josemira Gadelha comentou a decisão: “o local situa-se em um ponto estratégico do município. Fica em frente à PA-160, estrada que dá acesso a várias vilas na zona rural e está próximo à entrada da cidade. Em breve, o município realizará o sonho de ter UTI, dando um grande passo na nossa qualidade de vida.”, afirmou.

No entorno do Distrito Empresarial, estão em curso diversas obras para ampliar vias e garantir um trânsito seguro e ágil até o local. Estão em obras, a duplicação das avenidas América e Belém. As benfeitorias vão facilitar o acesso dos moradores dos bairros Parakanã, Santa Vitória, VS-52 e adjacências ao hospital sem a necessidade de transitar pela Avenida Weyne Cavalcante e Pioneiros. A PA-160 também receberá as duas primeiras fases de duplicação, compreendendo o trecho da entrada da cidade, o Parque de Exposições Florentino Guirelli e a Rodovia Arnaldo Chagas, que dá acesso às vilas Ouro Verde, Feitosa e proximidades.

O novo espaço de saúde é um sonho antigo da população do município, e contará com 100 leitos, 10 unidades de UTI adulto e mais 10 de UTI infantil, além de hemodiálise, e referência para maternidade de alto risco e traumatologia e com possibilidade de funcionar como escola para cursos de medicina.

Mais sobre o Hospital

O espaço de referência contribuirá, não apenas com o atendimento da demanda de novas especialidades e leitos do município, mas também para diminuir um déficit da região.

O novo centro de saúde está sendo planejado para acolher ainda uma policlínica, com oferta de consultas e exames especializados; atenção de média complexidade em áreas como diabetes, hipertensão arterial, doença renal crônica, câncer de colo de útero, de mama, e de Próstata; além de contribuir como área de ensino, pesquisa e formação de profissionais de saúde, pois será construído no modelo de Hospital Universitário.

Comentários