Canaã dos Carajás avança no seu desenvolvimento urbano integrado, trazendo qualidade de vida para a população. Esse é o resultado de um conjunto de várias ações da Prefeitura, com melhorias na área da educação, saúde, infraestrutura, esporte, entre outras. O compromisso da gestão municipal reflete em diversas comunidades, como é o caso do bairro Santa Vitória.

Conhecido popularmente como motocross, o bairro Santa Vitória passa por constantes avanços com diversos programas realizados pela Prefeitura na comunidade.

Em 2022, o Santa Vitória passou por um processo de regularização fundiária de 489 imóveis. Com isso, 260 famílias foram contempladas com os títulos de regularização de forma gratuita por meio do programa Canaã Meu Lugar. Com a regularização fundiária, os ocupantes têm os direitos reais sobre o imóvel, a valorização do lote, e consequentemente terão oportunidades de investimento, além de assegurar a prestação de serviços públicos, melhorando as condições urbanísticas.

Outro benefício concedido à comunidade Santa Vitória pela Secretaria Municipal de Habitação foi o Cartão Reforma e Construção, em que 97 famílias foram contempladas, sendo 19 na área da construção e 78 na modalidade reforma. O programa foi criado a partir do decreto n° 1242/2021, que visa atender famílias em extrema vulnerabilidade social, incapazes de construir ou reformar suas residências.

Na área do esporte e lazer, o bairro Santa Vitória foi contemplado com o Complexo Poliesportivo Elson Ferreira Gomes. A estrutura conta com piscinas semiolímpicas, vestiários completos, dois campos de grama sintética, quadra de areia, parquinho infantil, academia ao ar livre, além do ginásio de esportes, equipado com uma quadra coberta, arquibancadas e camarotes. Administrado pela Fundação de Cultura, Esporte e Lazer (Funcel), o Complexo Poliesportivo disponibiliza atividades para a população e o agendamento é de segunda a quinta-feira, das 8h às 14h e das 14h às 18h, e nas sextas-feiras das 8h às 14h. O espaço também fica aberto para a prática de caminhada, passeios e uso dos equipamentos de esporte, cumprindo com o compromisso do Município de melhorar o bem-estar dos munícipes.

Para o abastecimento de água, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Canaã dos Carajás (Saae) finalizou obras de construção de dois novos reservatórios para o abastecimento da população. Com capacidade para armazenar 150 mil litros de água, os Reservatórios garantirão uma pressão mais estável no bairro Santa Vitória e em outros pontos da cidade. Com a chegada do novo sistema, houve um melhor abastecimento e tratamento da água na comunidade.

Em relação à infraestrutura do Santa Vitória, passou-se por um processo de revitalização com todas as calçadas padronizadas. A Avenida Antônio Carola, que dá acesso ao bairro, foi reestruturada com iluminação em led, pistas para caminhada, ciclovias e playground, beneficiando toda a comunidade do Santa Vitória.

Na área da saúde, os moradores do Santa Vitória contam com atendimento na Unidade de Saúde Básica (UBS) no bairro Alto Bonito, com horário até às 22h, aumentando em 50% o atendimento. Anteriormente, muitas pessoas não conseguiam fazer esses atendimentos devido ao horário de funcionamento limitado. Com a ampliação do horário, houve um aumento significativo da demanda.

Santa Vitória recebe o projeto ‘Construindo o Amanhã’. O projeto tem como base a Lei Federal nº 11.888/2008, conhecida como Lei da Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social (Athis), que garante que famílias com renda de até três salários mínimos recebam assistência técnica pública e gratuita para a elaboração de projetos, acompanhamento e execução de obras necessárias para a edificação, reforma, ampliação ou regularização fundiária de suas moradias. Além disso, o ‘Construindo o Amanhã’ pretende fomentar a democratização do acesso à terra urbanizada, melhorando as condições de habitabilidade, saneamento básico e gestão dos resíduos sólidos para a população de baixa renda. Como fase inicial do projeto, a comunidade escolhida foi o bairro Santa Vitória.

De acordo com o Idurb, no caso específico do bairro Santa Vitória, objeto do projeto piloto, é um bairro que possui uma demanda por qualificação habitacional e também requalificação urbana, segundo diagnóstico preliminar. Mas, para além das ações do Escritório Público, prevê-se desdobramentos das suas ações para outras políticas públicas que serão impactadas a partir da maior integração proposta.

 

 

 

 

Por Safira Pinho/Ascom Canaã/Foto: HD Produções

Comentários