A Praça da Bíblia foi palco para a manifestação de muita alegria, ritmo e devoção à cultura brasileira durante o lançamento do Canaã Cidade Junina, o maior festival junino do Estado do Pará. Durante o evento, a população conheceu o projeto da estrutura do festival que acontecerá entre os dias 13 e 29 de junho, no Espaço de Eventos do bairro Ouro Preto. Na oportunidade, oito quadrilhas se apresentaram e deram uma amostra do que será o festival.
A noite também contou com o anúncio das inscrições para as competições intermunicipais de quadrilhas que começam hoje (20). Para participar, elas devem se inscrever via formulário online. As quadrilhas municipais K-tinguellê, Luar do Sertão, Chapéu de Fogo, Xodó do Agripino, Coração Nordestino, Junina Canaã e Sonho Junino fizeram da noite um momento especial, com danças e muita energia, encantando os presentes.
Aluna da Escola Municipal Carmelo Mendes, Carolina Silva Lima, faz parte da quadrilha Chapéu de Fogo e não escondeu a apreensão quanto ao festival. “Nossa expectativa é de vencer dessa vez, porque, no ano passado, nós ficamos em segundo lugar. A festa está maravilhosa”, declarou.
A professora Analice Ferreira Alves é bicampeã noiva quadrilheira e levou sua filha de 8 anos, Jade Nascimento, para dançar pela primeira vez. “O quadrilheiro está no sangue. E minha filha já está crescendo nesse ritmo. É uma festa grandiosa. A gente vê muita coisa boa. O festival traz visibilidade para o nosso município”, disse.
Cidade Junina 2024
Com uma arquibancada com capacidade para 4 mil pessoas e um quadrilhódromo de 60×60 metros, o evento promete oferecer conforto, espaço e acessibilidade para todos os espectadores e participantes. “Nosso festival continua com muitas novidades, espaço amplo, atrações musicais e as quadrilhas canaenses e de diversas partes do país que vão encantar o público”, afirmou o diretor da Fundação de Cultura, Esporte e Lazer, Carlinhos da Funcel.
Por Vinícius de Paula/Ascom Canaã/imagens: Diego Barbosa