Close Menu

    Receba Notícias

    Receba as últimas notícias atualizadas do Portal Papo Carajás

    Estão em alta

    Agente de trânsito é detida vendendo moto apreendida em Parauapebas

    22/10/2025

    Governo do Pará entrega nova ponte estaiada entre Icoaraci e Outeiro, em Belém

    21/10/2025

    Na VS-10, homem é preso com grande diversidade de drogas

    19/10/2025
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Portal Papo CarajásPortal Papo Carajás
    Instagram WhatsApp YouTube
    • Notícias
    • Região
    • Política
    • Educação
    • Esporte
    • Policial
    Portal Papo CarajásPortal Papo Carajás
    Home»Política»Vereadores de Parauapebas forçam a barra e voltam a indicar secretários
    Política

    Vereadores de Parauapebas forçam a barra e voltam a indicar secretários

    14/11/2017Sem comentários5 Mins Read
    Share Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Reddit Telegram Email
    Share
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

    Na cerimônia de posse dos eleitos do pleito eleitoral de outubro passado a juíza Eline Salgado e o representante do Ministério Público, o promotor Hélio Rubens, lembraram aos novos detentores de mandato popular a independência dos poderes, recomendando que os vereadores se abstivessem de indicar pessoas ligadas a eles para ocupar secretarias.

    O promotor e juiz estavam preocupados com a perigosa proximidade entre os poderes verificada nos mandatos anteriores, nos quais os vereadores eleitos para legislar e fiscalizar as ações do Executivo abriam mão dessas atribuições e passavam a integrar o Executivo, em troca de apoio na Câmara.

     

    Vereadora Eliene Soares (PMDB), indicou Antonino para adjunto da Educação

    Essa prática verificada em quase todos os governos anteriores atrapalhou e retardou o desenvolvimento da cidade. A situação estava tão fora do controle, que o município foi alvo de investigações do GAECO que culminaram com a prisão de vereadores. Nada menos do que oito vereadores tiveram seus mandatos interrompidos.

    Desejoso de fazer uma administração diferente, o prefeito eleito Darci Lermen anunciou que na nova administração não haveria feudos, ou espaços administrativos cativos, muito menos as indicações de vereador.

     

    Kelen Adriana indicou Cristian Miranda para a Sehab

    Nos primeiros seis meses o prefeito seguiu nessa linha e nomeou para as pastas municipais técnicos e lideranças políticas que estiveram na campanha. Apesar do cuidado nas nomeações, duas escolhas para ocupar cargos estratégicos revelavam digitais dos vereadores que estavam assumindo o poder. Tratava-se dos secretários adjuntos Antonino Brito (Educação) e Edimar Rodrigues da Silva (Secretaria de Meio Ambiente). Como se sabe, Antonino é ligado a vereadora Eliene Soares (PMDB), assim como Edimar, que é pessoa de confiança do vereador João Assi, o “João do Feijão (PV)”.

     

    João do Feijão indicou Edimar, seu homem de confiança, para a Semma

    Os dois pequenos ‘pontos fora da curva’ passaram quase batidos e o prefeito passou o primeiro semestre sem maiores problemas. Nos bastidores e nos corredores da Câmara, o comentário era de que os vereadores voltariam à carga no segundo semestre em busca de secretarias na administração. Enquanto isso, as recomendações do Ministério Público eram ignoradas solenemente.

    Necessitando de apoio na Câmara, a administração passou a ficar numa encruzilhada: começar a fazer concessões ou enfrentar forte oposição no Legislativo. O script era o mesmo de outros tempos: muita pressão.

     

    Joelma Leite emplacou Wanterlor na Semsi

    O Portal Papo Carajás teve acesso a uma informação em que um vereador chegou a conversar com o secretário de Finanças, Keniston Braga (homem de confiança de Darci) sobre a nomeação do titular de uma importante secretaria. Qual não foi a surpresa do secretário quando o dito vereador chegou com seu filho a tiracolo. Segundo a fonte, que jura que é o episódio é verdadeiro (apesar de o secretário não confirmar), diante da falta de noção do parlamentar, a possibilidade de o vereador tomar posse da secretaria acabou ali.

    Pressão

    Após o recesso de julho, já se sabia que a pressão iria aumentar. Partindo da premissa que alguns secretários não deram as respostas desejadas, a cúpula do governo se reuniu novamente e decidiu fazer mudanças. Foi sacramentada a passagem do comando da Secretaria de Segurança Institucional (Semsi) Joelma leite (PSD) e Ivanaldo Brás. Joelma indicou para secretário, Wanterlor Bandeira, que era seu chefe de Gabinete.

     

    Rafael Ribeiro continua mandando na CMJ

    Já a vereadora Kellen Adriana (PTB), que também é pastora da Igreja Quadrangular e que desde o início do governo sempre teve influência na Secretaria de Habitação, a ponto de em discussão no plenário da Câmara, afirmar que iria modificar a lista de contemplados das moradias do projeto “Minha casa, minha vida”, que já esta em poder da Caixa Econômica Federal, pressionou e recebeu a secretaria de habitação. Segundo consta, nesse caso a pressão recebeu o auxílio precioso do deputado federal Josué Bengston, pastor da igreja Quadrangular e presidente estadual do PTB. Para ocupar a pasta foi nomeado o pastor Cristian Miranda. Tudo em casa.

    A pressão sobre o prefeito foi tão forte que até o vereador Rafael Ribeiro (PMDB) que havia sido guinchado à vereança em virtude do vereador titular, José das Dores Couto, o “Coutinho” ter se licenciado para assumir a Secretaria de Saúde já chegou apresentando a fatura. Lutou e conseguiu emplacar na Coordenadoria Municipal de Juventude (CMJ) – uma coordenadoria com status de secretaria – Marcely Negrão.

    Segundo foi divulgado no blog do Branco, algumas lideranças do PMDB, como Cássio Flausino gostariam que o líder estudantil Iuri Sobieski assumisse a CMJ, mas não puderam fazer frente a força do mandato de Rafael Ribeiro.

    Deve-se dizer que apesar de a gestora dos Serviços Autônomos de Água e esgotos de Parauapebas (Saaep) ser pessoa próxima ao vice-prefeito, Sérgio Balduíno, toda a cidade sabe que o presidente da Câmara, Elias Ferreira manda e desmanda na autarquia e boa parte do seu staff foi indicação sua.

    Ao que parece os vereadores não vão parar por aí. Já se sabe que a partir de janeiro de 2018, outras secretarias serão feudos de outros parlamentares. A secretaria de Assistência Social (Semas), bem como a Secretaria de Produção Rural (Sempror) já estariam apalavradas para outros dois vereadores. Enquanto isso, o prefeito que tentou evitar que isso acontecesse se torna refém da Câmara sedenta de poder.

    Não se discute as competências dos novos ocupantes das secretarias; existem pessoas com anos de bons serviços prestados ao município, como é o caso de Wanterlor Bandeira, da Semsi. Se fala aqui na independência dos poderes, bem como na prática de jogar na lata do lixo a prerrogativa de fiscalizar o Poder Executivo, afinal, já se sabe que tal coisa não acontecerá. Alguém pode fiscalizar alguma coisa se está com os dois pés e mais alguma coisa dentro da máquina administrativa?

    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Previous ArticleParauapebas Futebol Clube pega a Tuna Luso pelas quartas da “segundinha” do Paraense
    Next Article Prefeito de Tucuruí é afastado por improbidade administrativa

    Postagens relacionadas

    Política

    Vereadores aprovam moção e indicações na 32ª Sessão Ordinária de 2025

    15/10/2025
    Política

    Canaã: Indicações pedem melhorias em infraestrutura rural, transporte, educação e vias urbanas na 31ª Sessão Ordinária

    08/10/2025
    Política

    Vereador Anderson Moratorio tem duas indicações aprovadas que reforçam o compromisso com moradia e segurança alimentar em Parauapebas

    07/10/2025
    Add A Comment

    Comments are closed.

    Últimos posts

    Vereadores aprovam moção e indicações na 32ª Sessão Ordinária de 2025

    15/10/2025

    Canaã: Indicações pedem melhorias em infraestrutura rural, transporte, educação e vias urbanas na 31ª Sessão Ordinária

    08/10/2025

    Vereador Anderson Moratorio tem duas indicações aprovadas que reforçam o compromisso com moradia e segurança alimentar em Parauapebas

    07/10/2025

    TUCURUÍ | Movimentação política enfraquece Eliane Lima

    17/09/2025
    Populares

    Agente de trânsito é detida vendendo moto apreendida em Parauapebas

    22/10/2025

    Governo do Pará entrega nova ponte estaiada entre Icoaraci e Outeiro, em Belém

    21/10/2025

    Na VS-10, homem é preso com grande diversidade de drogas

    19/10/2025
    Papo Carajás
    • Sobre Papo Carajás
    • Expediente
    • Publicidade
    • Fale Conosco

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.